Se a porta da bagageira não abrir ou fechar corretamente, é provável que a falha seja no amortecedor do porta bagagens. Estas peças, ainda que não sejam vitais para uma condução segura, não deixam de ser importantes para o bem-estar de todo o veículo. Nem que seja para quem faz da bagageira o seu melhor amigo em viagens ou no transporte de diferentes mercadorias.
Nesse sentido, ao longo deste artigo vamos explicar o que é este componente, como funciona e, que cuidados devem existir para uma “longa vida e próspera”.
O que é o amortecedor do porta bagagens?
É um componente responsável por auxiliar na abertura e sustentação da porta da bagageira, evitando grandes impactos. Sendo que funciona como uma espécie de limitador de movimento, evitando desgaste e quebra das dobradiças.
Por outras palavras, é o mecanismo que permite levantar e baixar facilmente a porta da bagageira, mantendo-a em posição sem apoio adicional.
Como funciona?
Além do referido, em termos práticos, é um componente constituído por um cilindro de aço contendo um gás (nitrogénio), no interior do qual se move uma haste de pistão com um pistão.
Quando a porta da bagageira é aberta, o gás comprimido empurra a haste do amortecedor para a frente para uma câmara especial cheia de óleo. Para além de uma certa distância, a haste comprime o óleo, que trava o pistão na extremidade superior. Quando a porta da bagageira é fechada, o óleo circula de volta para a sua câmara, resultando num movimento suave.
Quanto à sua vida útil, o amortecedor do porta bagagens dura aproximadamente em grande medida de como é utilizado: se fizer movimentos bruscos ao abrir ou fechar a porta, se a peça for batida, ou se o pó e a sujidade se acumularem no seu interior, é muito provável que se deteriore.
Neste caso, a melhor coisa a fazer é substituir a peça, tendo em conta que mesmo que apenas um lado seja danificado, ambos têm de ser substituídos. Mas antes, saiba como evitar problemas mais graves.
Como detetar falhas?
Os sinais seguintes indicam que a vida útil do amortecedor do porta bagagens chegou ao fim.
A porta da bagageira não permanece aberta.
Isto ocorre quando o gás no cilindro perdeu pressão em resultado do desgaste.
A porta da bagageira não pode ser aberta ou fechada.
A sujidade acumulada no interior da porta bloqueia a haste e impede-a de funcionar. Isto é frequentemente em veículos que são frequentemente conduzidos em estradas com mais poeira.
O cilindro ou a haste é deformado.
Isto acontece normalmente especialmente após um forte impacto causado num acidente de viação.
Contudo, não entenda como um fatalismo. São “só” sinais. Podem ser resolvidos. Em qualquer destes casos, os amortecedores devem ser substituídos, visto que não podem ser reparados.
Como substituir o(s) amortecedor do porta bagagens
Encontre o modelo específico de amortecedores de choque para o seu veículo e siga estes passos:
- Abrir e retirar o tabuleiro da bagageira.
- Coloque um pé vertical para evitar que a porta caia sobre si enquanto trabalha. A forma mais fácil de o fazer é usar um suporte à medida.
- Utilizando uma chave de fendas, remover a aba de plástico na parte superior do mecanismo. Basta prender. Em seguida, soltar a haste da junta superior da bola.
- Repetir a operação com a aba de plástico na parte inferior do mecanismo.
- Fazer o mesmo com a parte do outro lado.
- Antes de colocar os novos amortecedores, limpe as juntas esféricas onde estão inseridos e pulverizar óleo lubrificante.
- Pegar num dos novos amortecedores, levantar a flange superior com a chave de parafusos, inseri-lo na junta esférica superior e pressionar ligeiramente para empurrar a flange de volta para dentro. Repetir com a parte inferior e o amortecedor do outro lado.
Parece simples… e é mesmo simples! Aliás, como já adiantámos em cima, um processo como este até deve ser realizado exatamente para conferir se está tudo bem com o sistema.
Dito isto, seguem-se então os três conselhos fundamentais para a manutenção deste componente.
Manutenção do amortecedor do porta bagagens
Verifique o modelo ideal
Não adianta ir comprar qualquer modelo de amortecedor. Existem algumas diferenças entre eles, mesmo que sejam para veículos semelhantes. Por isso, tenha em atenção as referências do seu carro.
E fazer esta verificação é importante porquê? É porque desta forma, saberá sempre o que comprar se por ventura acontecer alguma coisa.
Revisão pontual
Visto que tenha definido o modelo correto para usar, a troca é bem simples. Aliás, já a deve saber fazer, certo?
Como referido, o processo é bastante simples. Em último caso, poderá sempre recorrer a um mecânico de confiança.
Utilizar as ferramentas certas
Durante a revisão em casa, se vir que existe algum tipo de problema, utilize o óleo lubrificante correto, assim como as chaves de fendas certas.
Com efeito, para o fim, apenas uma referência ao preço deste tipo de componente. Por norma, esta peça tem um preço médio de 6 €. Os locais de compra podem ser: AutoDoc, Oscaro, PeçasAuto24 ou Norauto.