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Amortecedores em mau estado de conservação originam problemas bem mais sérios do que pode imaginar. Isto porque os amortecedores fazem muito mais do que apenas tornar a sua viagem mais confortável. De facto, eles são os principais responsáveis, conjuntamente com os pneus, por garantir que tem sempre o controlo do seu automóvel. Aliás, essa é até a principal função dos amortecedores, e a sua condição é muitas vezes subestimada.
Suspensões muito velhas, estragadas ou gastas podem não só tornar a sua viagem bastante desconfortável como fazer com que perca o controlo do seu carro numa curva. A direção, a estabilidade, o controlo e os travões do seu carro dependem do estado da sua suspensão para funcionar na perfeição e garantir o máximo de segurança.
Um componente tão crucial para a sua segurança nunca deveria ser deixado ao acaso. Verificar o estado de conservação dos amortecedores do seu automóvel deve ser uma rotina tão regular como verificar a pressão e piso dos pneus e os níveis de óleo e líquido refrigerante.
Sabia que amortecedores em mau estado aumentam 20% a sua distância de travagem? Este é o tipo de falhas que podem ser fatais e requerem atenção imediata.
6 problemas que amortecedores em mau estado de conversação originam
1. Maior impacto dos ventos laterais
Já lhe aconteceu estar a passar sobre um viaduto na autoestrada e sentir o seu carro balançar mais do que deveria? A não ser que esteja a circular sob condições atmosféricas muito adversas, isto pode ser um sinal de que os amortecedores do seu carro já viram melhores dias.
A suspensão de um carro novo está preparada para suportar ventos laterais e equilibrar o chassis do seu carro, garantindo que mantém o máximo de área possível em contacto com o solo e prevenindo assim que perca o controlo da sua viatura. Os amortecedores em mau estado de conservação originam oscilações dos pneus, e isso aliado aos ventos laterais, poderão fazer com que perca o controlo do seu carro.
2. Degradação uniforme dos pneus
Os pneus são quiçá um dos componentes de segurança mais importantes do seu carro, e uma má suspensão causará um desgaste irregular e mais rápido da superfície dos pneumáticos, o que diminuirá a superfície de borracha em contacto com o chão, diminuído a aderência do carro em curvas, sobretudo em estradas com o piso molhado.
Se verificar que o seu carro está a gastar a superfície do pneu de uma forma irregular, verifique o estado dos seus amortecedores, esta poderá ser uma das causas, e para sua segurança, deverá repará-los o mais rápido possível.
3. Comportamento irregular e imprevisível em travagem
Se o seu carro tem tendência a desviar-se da trajetória sem que mova o volante quando está a travar, é provável que a suspensão do seu carro não esteja a funcionar em perfeitas condições. O mesmo se aplica caso efetue uma travagem mais brusca e o peso do carro recaia todo sobre os amortecedores frontais.
É normal que haja transferência de peso para a parte frontal do carro durante uma travagem (o chamado momento, em termos físicos), mas os amortecedores totalmente funcionais devem ser capazes de repartir o peso pelas quatro rodas, e equitativamente em cada roda de cada eixo, para que tenha o controlo total da viatura em caso de travagem. Caso denote algum destes comportamentos com o seu carro, procure visitar o seu mecânico para se certificar se tudo está em ordem.
4. Excesso de vibração no volante
Quando viaja numa estrada com uma superfície mais irregular, isso naturalmente pode fazer com que o volante vibre um pouco, mas a vibração deve desaparecer assim que circula sobre uma superfície mais lisa. Amortecedores em mau estado de conservação originam vibrações constantes independentemente da qualidade do piso em que circula. Isto pode ser um sinal de que há um problema sério com a sua suspensão. Em velocidades mais elevadas, nomeadamente em auto-estrada, essas vibrações podem tornar-se mais intensas e dificultar sua capacidade de controlar o carro.
5. Aumentar a distância de travagem
Se notar que o seu carro precisa de mais distância do que o normal para se imobilizar totalmente, isto pode significar que os seus amortecedores não estão bem. Uma suspensão em mau estado pode aumentar até 20% a distância de travagem. Se circular a 60 km/h percorrerá 9 metros até o seu tempo de reação lhe disser que tem que travar, e se circular a 120 km/h essa distância aumenta exponencialmente para 36 metros.
E se a essa distância percorrida pelo tempo de reação somarmos a distância efetiva que o seu carro percorrerá desde o momento em que começa a travar até ficar totalmente imobilizado (que logicamente varia de carro para carro, por isso deverá sempre escolher um dos carros mais seguros do mercado), em média percorrerá 36 metros se circular a 60 km/h, ou 113 metros se circular a 120 km/h.
Ou seja, no caso de circular e tiver que fazer uma travagem de emergência, em condições normais, precisará de cerca de 150 metros para imobilizar o seu carro em segurança. Caso os seus amortecedores não estejam em perfeitas condições, esta distância aumentará para 173 metros. Esses 23 metros a mais poderão ser a diferença entre evitar um acidente, ou ter um acidente com alguma gravidade. A sua segurança deverá estar sempre em primeiro lugar!
6. Barulhos e ressaltos incómodos
Amortecedores em mau estado de conservação originam barulhos e ressaltos que podem tornar a sua viagem bastante desconfortável, sobretudo quando circula em estradas secundárias, com pisos em piores condições. O curso de uma suspensão deverá fazer com que passar sobre lombas em cidades ou irregularidades nas estradas não sejam tão sentidas.
Caso sinta que os seus amortecedores não estão a amparar os desníveis da estrada e a viagem está a ser demasiado desconfortável ou ouve um “chiar” sempre que é exigida à suspensão do seu carro que trabalhe, então é hora de reparar os seus amortecedores.
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