Share the post "Relacionamento interpessoal no trabalho: saiba como desenvolver"
O relacionamento interpessoal é algo essencial em sociedade. No entanto, assume uma importância ainda mais relevante quando falamos de trabalho. Afinal, é a trabalhar que passamos pelo menos oito horas por dia e, para conseguirmos ser mais produtivos, devemos sentir-nos bem e equilibrados.
Ora isso inclui, entre outras coisas, comunicar, partilhar ideias e tarefas, trabalhar em equipa. Por isso, a capacidade de nos relacionarmos uns com os outros é tão valorizada.
Especialmente, em empresas de média e grande dimensão, é comum que os profissionais percam a visão do conjunto, da equipa, concentrando-se apenas no seu próprio trabalho. Os relacionamentos interpessoais são desvalorizados ou ignorados. Esta tendência é natural, já que cada pessoa assume tarefas e responsabilidades diárias distintas e relativamente às quais deve apresentar resultados (há uma exigência crescente).
Como resultado do individualismo no mundo empresarial, há uma deterioração das relações interpessoais, o que conduz a um mau ambiente organizacional, com disputas internas, perda de motivação e foco nas metas e objetivos da empresa, entre outras coisas.
Mas será que sabe o que é relacionamento interpessoal? Vamos explicar-lhe em que consiste, qual a sua importância no trabalho e o que pode fazer para o desenvolver.
Relacionamento interpessoal: essência das profissões do futuro
O que é?
Os relacionamentos interpessoais consistem na ligação estabelecida por duas ou mais pessoas num mesmo círculo que pode ser o familiar, de amizade, profissional ou outro.
Este relacionamento reflete a forma como as pessoas se relacionam e tratam, bem como a qualidade dessas relações.
Qual o impacto no trabalho?
Em contexto profissional, o relacionamento interpessoal é a forma como os colegas de trabalho se relacionam entre si. Manter bons relacionamentos profissionais é um fator-chave para o sucesso na carreira de qualquer profissional, já que são eles que geram um networking de qualidade e contribuem para um clima positivo na equipa.
No núcleo das relações no trabalho está a empatia. A empatia é a capacidade de nos colocarmos no lugar da outra pessoa, respeitando as suas particularidades e dificuldades, e extraindo o melhor dos colegas e colaboradores. Desta forma, a empatia é a responsável por tornar a rotina profissional mais leve, harmoniosa e, claro, produtiva.
E não é por acaso que os recrutadores a valorizam tanto, dado a sua importância para um bom relacionamento entre pessoas no trabalho. Portanto, e para manter-se relevante num mercado que é cada vez mais exigente, é fundamental desenvolver a sua empatia de modo a melhorar os relacionamentos com aqueles que o rodeiam.
Como melhorar o relacionamento interpessoal em teletrabalho e no trabalho presencial
Se sente que precisa de melhorar as suas relações interpessoais no contexto profissional, apresentamos-lhe algumas dicas para o conseguir.
Dicas para Teletrabalho
Mantenha uma comunicação constante
Fazer da comunicação uma constante vai ajudar a si e aos seus colegas a construir uma relação de trabalho forte.
Isto pode ser feito através do agendamento de reuniões semanais ou mensais, esta é a forma mais eficaz de manter o contacto e de saber se há problemas que precisam ser corrigidos.
Mantenha sempre o seu e-mail aberto, ativando notificações, para ter a certeza que não perde nenhuma mensagem urgente e importante.
Esteja disponível
Sendo alguém em teletrabalho, é importante estar disponível para quaisquer preocupações ou mensagens, ou seja, esteja disponível durante o horário de trabalho.
É também essencial relembrar os seus colegas que está disponível no caso de haver necessidade de algum esclarecimento ou ajuda para resolver alguma situação.
Use as várias ferramentas e canais à disposição: e-mail, chat, mensagens de texto, videoconferências, entre outros.
Utilize os medias sociais para colaborar e socializar
Atualmente, existem muitas formas online de se manter conectado com colegas de trabalho.
Certifique-se de que seus perfis estão devidamente otimizados, estes meios podem ser uma plataforma confiável acerca da sua reputação e identidade.
Facebook, Instagram, LinkedIn ou até mesmo o Youtube, todos podem ser canais de comunicação entre colegas de equipa de trabalho.
Faça um esforço para se dar a conhecer e conhecer os outros
Partilhar histórias pode ser uma maneira divertida de conhecer melhor os seus colegas. Podem, também, partilhar conhecimentos e aprendizagens.
Ao perguntar sobre uma ou outra tarefa, poderá estar, assim, a desenvolver uma relação mais próxima com os seus colegas.
Sempre que possível, descubra como poderá ajudar os seus colegas de trabalho numa determinada tarefa ou conselho para um problema pessoal. Esta será mais uma forma de fortalecer o relacionamento interpessoal.
Seja empático
A empatia, assim como outras competências interpessoais, deve ser considerada e aplicada em todos os ambientes de trabalho. Mantenha-se física e emocionalmente presente enquanto trabalha remotamente.
Isso pode ajudar não só na execução das tarefas com eficiência, mas também no desenvolvimento de relacionamentos mais fortes entre colegas de trabalho.
Dicas para trabalho presencial
Desenvolva a comunicação
Saber comunicar e passar uma mensagem clara aos colegas é vital. Aprenda a adaptar o seu discurso ao público a que se dirige, para garantir que é compreendido.
Utilize linguagem não verbal para reiterar o que diz, tal como olhar nos olhos do interlocutor ou concordar com o que ele diz movendo a cabeça.
Mostrar confiança e interesse através da comunicação demonstra empatia e melhora o relacionamento entre colegas no trabalho.
Escute com interesse
Sempre que alguém o procurar para dar uma ideia ou esclarecer uma dúvida, pare o que está a fazer e foque a sua atenção apenas no indivíduo à sua frente ou ao telefone.
Mostre interesse relativamente ao que lhe dizem. Ao mostrar que é um bom ouvinte, está a valorizar as opiniões dos outros e isso gera empatia.
Fale de si
Para desenvolver relações no trabalho (e não só), é importante que os outros o conheçam. Aproveite o tempo que passa com os seus colegas para falar um pouco de si, expor algumas das suas opiniões, histórias de vida, experiências.
Estreite os laços com as pessoas que o rodeiam.
Adapte-se às diferenças
Personalidades e pessoas diferentes podem contribuir de diversas formas para um bom ambiente profissional. Saiba respeitar as diferenças e valorizar o que cada indivíduo tem de melhor.
É provável que não goste de todas as pessoas com quem trabalha, mas é preciso ser tolerante e paciente para que o ambiente entre colegas no trabalho não seja prejudicado.
Há limites no relacionamento interpessoal no trabalho?
Saber relacionar-se bem no trabalho é uma das capacidades mais valorizadas no mercado atual. No entanto, é importante considerar alguns limites:
- Mantenha as formalidades;
- Fale nas horas certas;
- Exercite a sua inteligência emocional;
- Não partilhe detalhes da sua vida pessoal;
- Evite disputas e conflitos;
- Seja prestável, mas não exagere para não se tornar intrusivo;
- Escolha o dialogar e não discutir;
- Não seja arrogante.
Se considerar esta informação, vai ter mais facilidade no relacionamento interpessoal em contexto de trabalho e crescer na sua carreira profissional.