Caminhadas, trekking, corrida, zumba, pilates. Fazer desporto nunca esteve tão na moda, e a esta tendência ainda temos de juntar a diversidade de modalidades. Mas, e se lhe dissermos que andar 15 minutos por dia pode fazer grandes diferenças na sua saúde, nomeadamente ao nível da saúde mental, física e emocional? É desta que vai deixar de ter a desculpa da falta de tempo para não fazer desporto!
5 boas razões para andar 15 minutos por dia
1. Melhora o humor
Andar 15 minutos por dia é o suficiente para ajudar a libertar as hormonas do humor, nomemeadamente a serotonina e a dopamina!
No caso da serotonina falamos de uma hormona segregada no tubo digestivo e no tecido cerebral. Estimula a produção de neurotransmissores que desencadeiam a sensação de relaxamento, bem-estar e, por consequência, melhoram o humor.
2. Melhora a performance cognitiva
Uma das razões pelas quais muitas pessoas correm e gostam de andar a pé prende-se com o facto de conseguirem “organizar os seus pensamentos”.
Na verdade, ao fazer exercício físico está a melhorar a sua atividade mental, nomeadamente a capacidade de concentração, memória e raciocínio. Estas melhorias verificam-se tanto em adultos como em crianças.
3. Controla os diabetes
Outro dos benefícios de andar 15 minutos por dia a pé prende-se com o facto de ajudar a reduzir os efeitos dos diabetes tipo 2, contribuindo assim para a diminuição do índice de glicose, ou seja, dos valores de açúcar no sangue.
Para além da diminuição de riscos de diabetes, também se verifica uma redução da gordura abdominal. E o perímetro abdominal encontra-se intimamente relacionado com o aparecimento de doenças cardiovasculares.
4. Diminui o risco de cancro
Andar a pé 15 minutos por dia tem também implicações na redução de risco de contrair cancro, nomeadamente os cancros da próstata, cólon e mama.
Um estudo publicado pela American Association of Cancer Research demonstrou que mulheres que andaram pelo menos 7 horas por semana, reduziram em 14% a possibilidade de desenvolverem cancro da mama.
5. Reduz a dor e melhora a mobilidade
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) recomenda: Pela sua Saúde, Mexa-se! Em 2013 foi desenvolvida uma Estratégia Nacional para a Promoção da Atividade Física, da Saúde e do Bem-estar com o objetivo de promover a atividade física e de estilos de vida saudável.
Apesar de ser um desporto de baixa intensidade, andar 15 minutos por dia ajuda a evitar lesões e a reduzir o risco de osteoporose e fraturas. Por outro lado, tem ainda benefícios a nível do sistema cardíaco, circulatório, pulmonar, muscular e nervoso.
Veja também: