“Pie” ou “Tarte”, é como lhe quiser chamar. O novo Android 9 Pie está carregado de novas e surpreendentes funções: mais coloridas, mais rápidas, funcionais e que possibilitam melhor performance. As grandes novidades são a duração estendida da bateria e uma nova navegação através de gestos.
Android 9 Pie: tudo o que precisa de saber
Fonte da Imagem: Android/Divulgação
Apesar de muito recente, o Android 9 Pie já é visto como a mais revolucionária de todas as atualizações lançadas até agora. Apresenta uma interface muito mais colorida, dezenas de animações (de movimento), um design arredondado das janelas e uma série de novas funcionalidades.
A rapidez de desempenho mantém-se igual ao anterior Android Oreo, mas não em todos os telemóveis. De acordo com a empresa, a rapidez é boa e consistente, mas mantém-se intacta sobretudo em smartphones Google Pixel.
A autonomia da bateria é, agora, adaptável ao uso que dá ao telemóvel, pelo que é suficientemente inteligente para se poupar automaticamente consoante as aplicações e serviços que utiliza. No mesmo campo está, também, a luminosidade do ecrã, que se ajusta automaticamente ao ambiente em que se encontra.
As novas funcionalidades
Fonte da Imagem: Android/Divulgação
Uma das novidades do Android 9 Pie é a App Actions, que “adivinha” aquilo que vai fazer a seguir. Trata-se de uma função que memoriza as aplicações e as ações que costuma concretizar no telemóvel para que, futuramente, se antecipe às suas próprias ações e melhore a sua experiência. Suponha que acabou de ligar os headphones para ouvir a playlist que tem memorizada: ela aparecerá automaticamente no ecrã.
Com o App Timers, outra das novidades, pode também estabelecer o tempo limite de utilização de cada app que tem instalada. Imagine que quer usar o Facebook durante um período de tempo limitado: estabeleça-o antecipadamente e receba notificações de quando estiver prestes a atingir o seu limite diário.
Mas as novidades não ficam por aqui, já que a Google introduziu uma das melhores funções até hoje implementadas: a navegação intuitiva, por gestos. Essa funcionalidade permite que troque de aplicação rapidamente, podendo mover o ecrã consoante aquela que quiser utilizar.
Android 9 Pie: onde, quando e como
Fonte da Imagem: Android/Divulgação
Para já, esta atualização, que é gratuita (à semelhança de todas as outras), está disponível apenas para smartphones Google Pixel e para o Essential Phone. Porém, se for detentor de um desses modelos, deve fazer a atualização manualmente, acedendo a:
- Definições;
- Sistema;
- Avançado;
- Atualização de sistema.
Depois de procurar por novas atualizações, deve conseguir atualizar o seu sistema sem dificuldade. Telemóveis de outras marcas, como aqueles incluídos no Programa beta do Android (como é o caso do OnePlus 6, por exemplo), terão a atualização disponível muito brevemente. Outros casos, como por exemplo os da Samsung ou Huawei terão de esperar mais tempo pelo update.
Veja também: