Tornar o seu Android mais rápido é o sonho dos utilizadores fartos de esperar para carregar ou encerrar aplicações, para ver listas de contactos ou para abrir outros recursos do seu dispositivo.
Por isso, se fica exasperado de cada vez que o seu smartphone começa a arrastar os pés e não responde com a eficácia do costume, há que tomar providências. As nossas dicas são para si e, acredite, vão fazer a diferença.
Android mais rápido
Liberte o espaço das fotos e vídeos
Pode fazê-lo deitando fora o que não interessa e fazendo backup do que lhe interessa guardar na nuvem, computador ou disco. Menos espaço ocupado no seu telemóvel, melhor eficácia e performance para a memória do mesmo.
Se optar pela nuvem, lembre-se que o Google Fotos vem instalado de fábrica com o Android, mas tem apenas 15GB de armazenamento gratuito compartilhado com o Gmail ou outros serviços Google que possa utilizar. Para as fotos de alta definição que queira armazenar, as opções físicas (computador ou disco) serão sempre as melhores opções.
Livre-se das apps que não utiliza
As aplicações consomem bateria e dados, mesmo quando não estão a ser utilizadas, por exemplo as redes sociais ou o Google maps. Se deixar aplicações abertas em segundo plano elas vão continuar a consumir memória RAM do seu dispositivo, contribuindo para a sua lentidão.
Não deixe aplicações abertas que não está a utilizar e apague as que já não lhe interessam.
Limpe os dados em cache
Ao navegar online, o seu telemóvel armazena pedaços de informação para tornar a próxima visita a cada site mais célere. É uma forma que a internet tem de agilizar a execução de programas. Procure a cache do seu telemóvel e limpe-a regularmente. Costuma estar em Configurações, Armazenamento, Limpar ou em Meu dispositivo, Armazenamento, Dados de Cache.
Também pode estar nas definições do browser que utiliza, em Histórico ou Dados de navegação.
Atualize o sistema operativo
O mundo da tecnologia está sempre a criar novas versões dos seus sistemas operativos e programas para melhorar erros das versões anteriores ou para as tornar mais eficientes.
Vale quase sempre a pena atualizar o seu Android para a última versão disponível. Aceda às Definições e Atualização. As novas versões podem diminuir o tempo de execução das tarefas e exigir menos esforço ao processador, melhorando globalmente a sua performance.
Economizar bateria também ajuda
Puxar muito pela bateria pode tornar o dispositivo mais lento. Desligue Bluetooth e instale as versões lite (menos pesadas) de algumas aplicações.
Utilize também o modo de poupança de energia quando o nível de bateria estiver baixo para assim reduzir o esforço do processamento no seu dispositivo.
Um antivírus pode ajudar
A presença de vírus ou malwares são dois dos grandes responsáveis pela lentidão dos telemóveis. Muitos deles consomem dados e bateria em excesso, mesmo quando não está a utilizar o seu telemóvel.
Ter um antivírus que verifica e apaga essas ameaças, pode ajudar a melhorar a velocidade global do seu Android.
Restaurar as configurações originais
Quando nada parece tornar o seu Android mais rápido o último recurso é restaurar as configurações de fábrica. Esta opção vai apagar tudo o que tem no seu dispositivo e apresentar-lho como quando chegou à sua mão.
Já sabe que só o deve fazer depois de fazer backup de tudo o que precisa. Entre em Configurações, Sistema, Atualizações e Redefinir ou, em alguns dispositivos, Restaurar Padrões de Fábrica. Saiba mais sobre como fazer um reset do seu Android aqui.