Antiguidades e leilões é um negócio que está vivo e recomenda-se. Pensamos que não será excessivo afirmar que a P55, uma startup portuense que opera neste mercado, conseguiu revolucionar a visão de um negócio que desde sempre esteve confinado a um reduzido grupo de especialistas e a um público-alvo restrito.
Esta opinião baseia-se nas características do próprio processo de compra/venda das antiguidades. Está mais simples, transparente, intimista, mas sobretudo mais democrático. As feiras e leilões que a P55 realiza na sua plataforma online e na sua loja física são um bom exemplo disso.
Oportunidades para vendedores e compradores
1. Se pretende vender antiguidades em leilão
Imagine o seguinte cenário: tem em sua posse uma ou mais peças que se enquadram na categoria de antiguidades e tem interesse em que essas peças integrem um leilão da P55. Para tal, deve, em primeiro lugar, fazer um pedido de avaliação das suas peças à P55.
Este pedido pode ser feito online, através do preenchimento de um formulário, ou presencialmente, no espaço físico da loja. Responder-lhe-ão no espaço de 48 horas. Deve ter em consideração que a P55 tem um modelo de negocio à consignação e a negociação propriamente dita é realizada pessoalmente, de forma personalizada e assente no princípio da lealdade.
Em leilão, e de acordo com as informações prestadas no website da P55, a sua peça pode ser vendida pelo preço base ou subir até 10 ou 15 vezes o valor avaliado.
2. Se pretende comprar antiguidades em leilão
A P55 realiza leilões de antiguidades através da sua loja física e na sua plataforma online. Por norma, acontecem ao mesmo tempo em ambos os espaços.
Para participar nestes leilões a primeira coisa que deve fazer é registar-se no website da loja. De acordo com a P55, “antes do leilão e até 2 horas antes do seu início, pode deixar uma ordem de compra de valor máximo nos lotes do seu interesse. Consideramos o seu valor como um valor limite que só subirá se houver mais licitadores interessados. Se preferir, pode solicitar um pedido de contacto durante a licitação dos seus lotes de interesse, realizando na página do lote um pedido de licitação telefónica”.
Calendário dos leilões
A leiloeira, que também é uma loja de arte, de decoração e de bens de luxo em segunda mão, realiza leilões com muita frequência. Do conjunto do seu acervo, disponibiliza diversas peças e coleções, cuja qualidade e autenticidade não deixam ninguém indiferente. Para além disso, são uma boa oportunidade de investimento a médio e longo prazo, quando comparadas com outras que, na conjuntura económica atual, parecem mais instáveis.
O próximo leilão, classificado sob o tema – “Peças com História” – terá lugar no próximo dia 3 de Novembro, às 20 horas e, no mês seguinte, no dia 8, o leilão classificado como – “Arte e Antiguidades”.
Veja também: