São várias as situações em que precisa de saber como anular recibos verdes. Seja porque se enganou no preenchimento ou porque, afinal, só queria emitir uma fatura. Se é utilizador do sistema digital das Finanças esta é uma competência a adquirir desde o primeiro dia.
Como anular recibos verdes em 4 passos
Entre no Portal das Finanças
É no Portal das Finanças que tem de anular o recibo que já não quer. Vá à página principal e, no topo do lado direito, clique em “Iniciar sessão”. No ecrã seguinte, faça a autenticação com as suas credenciais do Portal das Finanças (NIF e password).
Procure a seção dos recibos verdes
Na página principal, procure o menu do lado esquerdo e clique em “Serviços”. Na lista que lhe é apresentada (e que está por ordem alfabética), encontre a secção “Recibos Verdes”. Dentro dessa secção, entre em “Consultar”.
Selecione o recibo a anular
Procure o recibo que quer anular (pode ter de alterar o intervalo de datas da pesquisa, na caixa cinzenta de cima). Quando encontrar, clique em “Ver”, do lado direito.
Anule o recibo
Dentro do recibo que quer anular, vai encontrar, no canto superior direito, um botão que diz “Anular”. Clique nele e, na janela de alerta que surge, confirme a operação clicando no botão vermelho que diz “Anular”.
Anular recibos verdes: 8 perguntas e respostas
O que acontece aos recibos que foram anulados?
Agora que sabe como anular recibos verdes, há que entender o que lhes acontece. Os recibos verdes que tiver anulado vão continuar a aparecer na lista de pesquisa de recibos, mas na coluna “Situação”, onde todos os outros têm um sinal verde a dizer “Emitido”, estes vão ter um sinal vermelho a dizer “Anulado”.
O valor dos recibos verdes anulados não vai ser contabilizado como rendimento na sua declaração do IRS, e também não vai ter de fazer descontos sobre ele. Claro que, pela mesma lógica, o cliente que recebeu aquele recibo também já não vai poder declará-lo às Finanças como despesa.
Existe um prazo para anular recibos verdes?
Pode anular os seus recibos verdes quando quiser, tendo sempre em conta que essa operação vai mexer com a sua situação fiscal e com a situação fiscal dos clientes a quem passou esses recibos.
Quem sabe que eu anulei um recibo verde?
Quando confirma a anulação de um recibo verde no Portal das Finanças, a Autoridade Tributária é imediatamente informada para proceder aos devidos ajustes de impostos. O cliente a quem tiver passado o recibo (e que consta nele) também recebe um alerta sobre a anulação.
O que acontece se um recibo verde for anulado no ano fiscal seguinte?
Se o ano fiscal em que um recibo foi emitido já terminou – e, em consequência, já foram “fechadas” as contas aos impostos respetivos, então a Autoridade Tributária vai proceder a um ajuste.
Esse ajuste (que se traduz em “tirar” rendimentos do ano anterior e acertar o cálculo do IRS) vai refletir-se na sua situação fiscal do ano presente. Pode dar-se o caso de as Finanças lhe exigirem algumas explicações sobre o sucedido.
Posso cancelar um recibo verde e emitir outro de seguida para o mesmo cliente?
Pode. Os recibos anulados não impedem, de forma nenhuma, a emissão de novos recibos. Para “reemitir” um recibo, anule o original e emita um novo, com os dados corrigidos, e a data de prestação do serviço igual à do recibo original.
É possível editar recibos verdes?
Não, e é exatamente por isso que tem de saber como cancelar recibos verdes. Depois de emitidos, os recibos não podem ser alterados. A única forma de corrigir erros é anulando o recibo original e emitindo um novo, com os dados corretos e a data de prestação de serviço igual à do primeiro recibo.
Quem pode anular recibos verdes?
Só a pessoa que emitiu um recibo verde pode anulá-lo no Portal das Finanças.
Há um limite para o número de recibos que posso anular?
Não. Todos os recibos emitidos podem ser anulados.