Share the post "Apendicite: saiba identificar os sintomas e atuar de imediato"
A apendicite é uma inflamação que se verifica no apêndice devido ao bloqueio da passagem. Pensava-se que o apêndice era um órgão inútil para o funcionamento do sistema digestivo, pois estava anexado ao intestino grosso.
Hoje em dia pensa-se que o apêndice é constituído por bactérias benéficas para a repovoação do intestino após grandes infeções. E que também está ligado ao sistema imunológico.
Quando o apêndice começa a inflamar a dores são pequenas e vão aumentando gradualmente. Podendo chegar mesmo a rebentar e até a ser fatal se não forem tidos cuidados adequados.
A apendicite é uma doença muito habitual. Pensa-se que 7% de toda a população possa vir a sofrer ou já sofreu de apendicite. Geralmente surge entre os 15 e 30 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade.
Sintomas da apendicite
A apendicite é rara em crianças com menos de dois anos de idade. Em crianças com idade superior a dois anos e adultos os sintomas podem ser os descritos abaixo.
- A dor começa normalmente ao redor do umbigo.
- Horas mais tarde a dor passará para parte inferior direita da barriga.
- A dor aumenta com o movimento.
- A falta de apetite é a principal manifestação.
- Diarreia ou prisão de ventre porque a apendicite causa sempre pequenas alterações intestinais. É muito comum sofrer períodos de prisão de ventre. É mesmo normal que ao forçar a evacuação, surja de imediato uma dor bastante forte.
- Surgimento de febre.
- A tonalidade e cor das fezes pode ser diferente do habitual.
- Pode dar-se o colapso do aparelho digestivo, porque o intestino pára de funcionar.
- Náuseas, vómitos e apatia.
- Mal-estar geral.
Tratamento
O tratamento da apendicite é através de intervenção cirúrgica. Em geral, a intervenção é feita por laparoscopia e requer um a dois dias de hospitalização. A incisão é pequena e as cicatrizes quase impercetíveis. Se a cirurgia não for realizada em tempo útil, a apendicite pode pôr em risco a vida do paciente.
Como prevenir a apendicite?
- Caso surjam dores muito fortes do lado direito do abdómen, ou na parte mais baixa, deve consultar o médico.
- Deve sempre manter bons hábitos alimentares e comer sempre muitas verduras e muitos legumes.
- É aconselhável consultar regularmente o médico para a realização de exames de rotina.
- Evitar bebidas alcoólicas, cafés, alimentos que irritam o sistema digestivo, condimentos e produtos gordurosos.