Ekonomista
Ekonomista
21 Ago, 2023 - 14:48

Aperto no peito: ansiedade ou doença cardíaca?

Ekonomista

Sentir dor ou aperto no peito nem sempre é indicador de doença cardíaca. Muitas vezes deve-se a estados de ansiedade.

Mulher com aperto no peito

Muitas pessoas recorrem aos serviços de urgência com queixas de aperto no peito ou dor no coração.

Frequentemente, após a recolha da história clínica (quando apareceu a dor; características da dor; se a dor é localizada ou se desloca; se existem fatores que agravam ou aliviam a dor) e a realização do exame físico é descartada a hipótese de doença cardíaca e são apontadas causas psicológicas.

A dor ou o aperto no peito pode ser assustadora para quem a sente, pois há o receio instantâneo de que se trate de uma doença cardíaca. Contudo, esta é apenas uma das possíveis causas, sendo inclusive a menos comum.

Nas perturbações de ansiedade, para além dos sintomas mais típicos (preocupação excessiva, medo constante, dificuldades de concentração, irritabilidade, alterações do sono), também podem estar presentes sintomas físicos que agravam a preocupação do doente.

Aperto no peito e ansiedade: qual a relação?

Os sintomas físicos mais comuns nas perturbações de ansiedade são:

De facto, a dor e o aperto no peito podem ser causados pela ansiedade. Contudo, quando surgem problemas cardíacos tendemos também a ficar mais ansiosos. Confuso? Vamos aprender a diferenciar!

Quando a causa é a ansiedade, a dor e o aperto no peito agravam quando o stress aumenta. Quando estamos perante um problema cardíaco, é a dor que faz com que a ansiedade aumente.

aperto no peito pode ser sintoma de ansiedade

Ansiedade ou doença cardíaca?

De forma a ser mais simples distinguir as diferentes causas de dor/aperto no peito, deixamos alguns indicadores que caracterizam a dor de origem ansiosa:

  • 1) A dor ansiosa é mais fácil de localizar: o doente tem mais facilidade em apontar para um sítio específico, usualmente próximo da zona cardíaca;
  • 2) A dor ansiosa não costuma irradiar: a dor localiza-se apenas num local;
  • 3) A dor ansiosa é diferente: dor tipo pontada, que agrava com a inspiração;
  • 4) A duração da dor ansiosa é inferior: cerca de 10 minutos por episódio;
  • 5) A dor é acompanhada por outros sintomas típicos da ansiedade: falta de ar; tonturas; formigueiros nas mãos e nos pés.

Porque é que a ansiedade pode causar aperto no peito?

Quando estamos perante uma situação de ansiedade intensa, nomeadamente no caso de um ataque de pânico, o nosso corpo passa por algumas transformações que podem contribuir para o aparecimento de dor ou aperto no peito.

Hiperventilação

A respiração com frequência aumentada pode levar a um desgaste dos músculos que ficam entre as costelas; a hiperventilação diminui o dióxido de carbono presente no sangue, o que origina uma contração dos vasos sanguíneos, levando a um menor afluxo de sangue para os músculos;

Ácido no estômago

Durante um episódio de ansiedade intensa, existe maior produção de ácido no estômago; este excesso de produção de ácido pode provocar dor de estômago, que pode ser sentida na região torácica e confundida com dor cardíaca;

Distensão abdominal

As pessoas ansiosas tendem a hiperventilar e a engolir mais ar, o que provoca distensão abdominal; esta distensão pode pressionar a região torácica, provocando dor.

Homem a medira a tensão arterial
Não perca 6 formas de baixar rapidamente a sua tensão arterial

Em conclusão

Quando a dor/aperto no peito é de origem ansiosa, apesar de não existir qualquer problema em termos orgânicos, a dor está presente e pode ser muito incapacitante para quem a sente.

Se apresenta este sintoma, deve procurar o seu médico, mesmo que julgue que a causa possa ser apenas ansiedade. Ao consultar o seu médico vai poder confirmar qual a origem da dor e recorrer a ajuda especializada mais precocemente, diminuindo a preocupação e a hipótese de agravamento do problema que apresenta, seja este de origem física ou psicológica.

Veja também