Ao usar apps para gerir o seu orçamento mensal vai descobrir como a tecnologia pode ser uma aliada da poupança. Se já usa o telemóvel para quase tudo, está na altura de o tornar numa ferramenta para gerir a sua vida financeira.
Por isso, se as suas finanças estão a precisar de alguma disciplina, este é o momento certo para conhecer estas apps.
Como escolher uma app para gerir o seu orçamento mensal?
A diversidade de apps para gerir o orçamento mensal é grande, pelo que pode não ser fácil escolher. Ler as avaliações para perceber o que dizem outros utilizadores pode ser o primeiro passo para escolher, mas não deve ser o único.
O essencial é que a app vá ao encontro dos seus objetivos financeiros. Quer apenas gerir o seu orçamento, sabendo quanto gasta em cada tipo de despesa ou também quer poupar? Quer dicas para investimentos?
Confirme se a app é gratuita ou se terá de pagar para a usar. Pode acontecer que a mesma aplicação tenha uma versão grátis, mais básica, e outra paga, que permita aceder a outras funcionalidades. Veja se compensa.
A funcionalidade ou facilidade de utilização é outro fator a ter em conta. Escolha algo que seja intuitivo e simples, para não perder a motivação. Uma app muito sofisticada ou que exija muito tempo e atenção pode não ser o ideal se pretende apenas gerir o seu orçamento mensal de uma forma mais eficaz.
Não esquecer a segurança
A segurança é outro fator determinante, sobretudo quando estão em causa dados bancários e o acesso às suas contas. Escolha apps de fontes seguras e, ao aceder, tenha os mesmos cuidados que tem ao utilizar o homebanking. Por exemplo, não usar redes de wi-fi públicas nem partilhar dados de acesso.
8 apps para gerir o orçamento mensal
A lista de apps para gerir o orçamento mensal é grande e está em constante atualização, mas algumas destacam-se, quer pelo número de utilizadores, quer pelas boas avaliações recebidas.
Ainda assim, e como referimos, o mais importante é mesmo escolher a aplicação certa para si. Isto é, aquela que lhe dá motivação para poupar e permite uma boa gestão do seu orçamento.
Mint
É uma das mais famosas apps para gerir o orçamento mensal. A Mint tem como lema a simplicidade e o facto de permitir ter todas as contas organizadas num só lugar.
É possível sincronizar as suas contas bancárias e cartões de crédito, assim como as contas mensais. Segundo a empresa, cerca de 30 milhões de utilizadores escolheram esta aplicação que ajuda a controlar gastos e a ter a vida financeira organizada (e equilibrada).
Boonzi
O Boonzi é uma app made in Portugal, o que, só por si, é motivo para que possa sentir curiosidade em experimentar.
Permite ter as despesas, receitas e todas as contas bancárias centralizadas num só lugar, mas também analisar os seus gastos, de forma a conhecer melhor os seus hábitos de consumo. O que, por sua vez, é fundamental para perceber onde gasta demais e onde pode cortar.
Dá-lhe acesso a gráficos por categoria e entidade, despesas vs. receitas ou variação do saldo bancário.
You Need a Budget
You Need a Budget é outra app para para gerir o orçamento mensal que está há vários anos na lista de melhores apps de finanças pessoais. Mais do que uma aplicação, é praticamente um conselheiro financeiro.
Quando recebe o seu salário, a app indica-lhe quanto deve direcionar para cada categoria, incluindo despesas, poupanças e objetivos. Não deixa que gaste uma quantia que não pode gastar e incentiva-o a viver apenas com os seus rendimentos reais. Uma boa forma de evitar as dívidas com cartões de crédito e créditos pessoais.
Good budget
A Goodbudget é uma app popular e com boas avaliações, que ajuda a gerir o seu orçamento mensal através de um sistema de envelopes. Ou seja, ajuda a distribuir o seu ordenado pelas várias categorias de despesas. Dessa forma é mais fácil perceber o que gasta e onde não deve gastar.
A app tem igualmente recursos para ajudar o utilizador a sair do endividamento ou a ter capacidade financeira para atingir objetivos como comprar uma casa ou ter filhos.
Toshl Finance
Entre as apps para gerir o orçamento mensal, a Toshl Finance é uma das mais recomendadas. Além da monitorização de todas as contas e cartões, mostra-lhe os fluxos de dinheiro, o que ajuda a controlar despesas de forma mais eficaz.
Permite analisar as suas finanças durante determinados períodos de tempo, para que possa perceber onde gastou demais e corrigir esses erros ao planear orçamentos.
Money Wise
A Money Wise também utiliza um sistema de envelopes para gerir as suas despesas mensais, rastreando os seus gastos consoante categorias. A versão paga dá acesso a relatórios que facilitam a análise (e eventual correção) dos seus hábitos financeiros.
Pode também integrar todas as suas contas bancárias nesta app disponível para Android.
Monefy
O pressuposto desta aplicação é simples: identificar facilmente os principais padrões de consumo de forma a que possa, realmente, poupar dinheiro.
Tal como é comum neste tipo de apps para gerir o orçamento mensal, a Monefy divide as despesas por categorias e apresenta gráficos que permitem perceber rapidamente qual a percentagem do seu dinheiro que gasta em cada uma.
Spending Tracker
A Spending Tracker surge frequentemente nas listas das melhores apps de finanças pessoais, destacando-se, segundo os utilizadores, pela simplicidade e usabilidade.
Permite personalizar categorias de despesas, incluindo a criação de categorias para despesas recorrentes, o que facilita a gestão do orçamento mensal. Os gráficos são outra mais-valia.