Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
23 Jun, 2022 - 14:59

7 apps para fazer pagamentos contactless com o telemóvel

Mónica Carvalho

Ganharam mais utilizadores com a pandemia por dispensarem o uso de dinheiro ou cartões. Conheça 7 apps para fazer pagamentos contactless com o telefone.

Apps para pagamentos contactless

Primeiro vieram os cartões, depois as apps para fazer pagamentos contactless. Com várias opções disponíveis, há cada vez menos razões para andar com dinheiro na carteira. Só precisa do seu telemóvel.

Apps para pagamentos sem contacto

Mulher a pagar conta de restaurante com o telemóvel

Os pagamentos contactless são mais práticos, rápidos e seguros. Em Portugal tem ao seu dispor algumas aplicações que permitem este tipo de pagamentos. Conheça-as.

1

MB Way

Uma das apps que lhe permite fazer pagamentos contactless e que provavelmente até já conhece é o MB Way. A aplicação da SIBS é talvez uma das mais populares entre os portugueses, muito pela variedade de serviços e facilidade de utilização.

Não só é possível pagar compras online e em lojas físicas, criar cartões virtuais ou fazer transferências, como pode ainda levantar dinheiro num Multibanco e até dividir compras entre grupos.

A app está disponível tanto na App Store, como na Google Play Store e, após o download, deve seguir os passos solicitados para associar o cartão bancário – ou cartões – à aplicação, bem como para criar o PIN, que dá acesso à app e que é igualmente necessário para autorizar as transações.

Os pagamentos na aplicação MB Way podem ser feitos de duas formas: com QR Code ou via contactless.

Para pagar com QR Code, deve:

  • Abrir a app e carregar em “Pagar com MB Way”;
  • Permitir o acesso à câmara e ler o QR Code apresentado no terminal Multibanco da loja;
  • Se o valor for superior a 50€, deve inserir o PIN ou confirmar a operação através da leitura da impressão digital, dependendo do smartphone que está a usar.

De acordo com o site da MB Way, os pagamentos contactless apenas estão disponíveis em sistema Android. Mas para isso, terá primeiro de garantir que esta é a sua app predefinida para pagamentos com NFC – uma tecnologia que permite realizar pagamentos rápidos aproximando o seu dispositivo ao terminal.

Depois desse passo, existem três formas diferentes de fazer o pagamento:

  1. Com a app MB WAY fechada: basta aproximar o telemóvel do ecrã do terminal de pagamento do comerciante. Neste caso será utilizado para pagamento o cartão que tem predefinido para compras MB WAY;
  2. Com a app MB WAY aberta: escolha o cartão com que pretende pagar e toque com o telemóvel no ecrã do terminal de pagamento do comerciante. Alternativamente pode também escolher a opção “Pagar com MB WAY” no ecrã de cartões da app MB WAY e tocar no terminal;
  3. Com o ecrã do smartphone bloqueado: aproxime o telemóvel do ecrã do terminal de pagamento. Para tal terá de configurar a app: Menu – Mais – Definições – Segurança – Opções de pagamento.

A aplicação permite ainda efetuar o pagamento com o número de telemóvel. Para tal, basta apresentar ao comerciante o código de barras ou QR Code associado ao seu número.

O MB Way não lhe cobra qualquer comissão pelos pagamentos realizados através da aplicação. Ainda assim, o mais prudente é informar-se se o seu banco o faz. Recorde-se que em relação às transferências, por exemplo, a maioria das instituições cobra uma taxa.

Veja também Não tem a carteira? Saiba como usar caixa Multibanco sem cartão
2

Google Pay

Desde novembro de 2020 que o sistema de pagamentos Google Pay está disponível no nosso país. No entanto, pelo menos para já, as compras não podem ser controladas diretamente a partir da app da Google.

Em Portugal, a empresa optou por recorrer a bancos digitais intermediários, que disponibilizam a funcionalidade a partir das suas próprias aplicações. Assim, atualmente, só os clientes do Bunq, Curve, Monese, N26, Revolut, Transferwise e Viva Wallet a podem utilizar.

Para isso, basta que os utilizadores acedam à aplicação do seu banco e adicionem um cartão ao Google Pay, clicando em ‘Adicionar ao Google Pay’.

A partir daí podem usar o Google Pay online e em quaisquer lojas onde os pagamentos com tecnologia contactless com Visa e Mastercard sejam aceites.

3

Apple Pay

Com o Apple Pay é possível fazer compras em lojas físicas e online sem expor os dados da conta, visto que os números dos cartões não são guardados no telemóvel nem nos servidores da Apple e, em caso de perda ou roubo do iPhone, o número da conta digital pode ser facilmente desativado.

Para usar o Apple Pay precisa, no entanto, de ser cliente do Activobank, Crédito Agrícola, Bunq, Milleniumbcp, moey!, Monese, N26, Openbak, Revolut, iCard ou Transferwise, visto que são estas as únicas entidades que suportam o serviço, em Portugal.

Além disso, caso queira fazer compras em estabelecimentos comerciais, deverá confirmar se possui um dispositivo com tecnologia NFC e com uma versão de software compatível com a instalação do Apple Pay. Pode verificar essa informação na página de suporte da Apple.

Para configurar o iPhone deve:

  • Abrir a aplicação Wallet e carregar no símbolo +;
  • Selecionar o banco, o cartão que deseja adicionar e seguir as instruções;
  • De seguida, o banco irá verificar as suas informações e deve, então, aceitar os termos e condições – após isto, o cartão será automaticamente adicionado;
  • Quando regressar à Wallet, verá que o cartão já se encontra adicionado.

Depois disto, para fazer pagamentos, só precisa de aproximar o topo do iPhone ao terminal de pagamento e validar a transação, com Touch ID ou Face ID, de acordo com o que utilizar no dispositivo.

A Apple também não cobra quaisquer taxas adicionais pela utilização da app para fazer pagamentos contactless. Mas, uma vez mais, vale a pena confirmar as condições aplicadas pelo seu banco.

4

PayPal

A app da PayPal já permitia enviar e receber dinheiro em segurança e de forma gratuita para transações em euros dentro da União Europeia.

Motivada pelas alterações no mundo provocadas pelo coronavírus, a PayPal criou uma nova funcionalidade: o pagamento com recurso a QR Code, para poder realizar qualquer transação pessoalmente.

Para usufruir deste serviço, o utilizador deve aceder à sua aplicação, clicar em “Enviar” e tocar no símbolo QR Code, no canto superior direito. Após abrir a câmara fotográfica, será feita a leitura do código para fazer a compra. Depois, basta seguir as instruções apresentadas no ecrã para completar a transação.

5

Zomato

A Zomato é uma aplicação que permite explorar novos restaurantes, fazer reservas e consultar menus. A partir de agora os usuários podem também recorrer a esta ferramenta para efetuar pagamentos sem contacto.

Esta nova solução Contactless by Zomato valoriza, então, a segurança dos clientes em restaurantes e minimiza a necessidade de contacto social, permitindo aceder ao menu digital, fazer o pedido pela app e depois pagar.

Neste momento, são já algumas centenas os restaurantes que aceitaram aderir a esta solução que não apresenta custos para o consumidor.

6

Continente

A app Cartão Continente permite a consulta de saldo, ver os cupões disponíveis e confirmar o histórico de compras. Agora, com a funcionalidade Continente Pay também poderá fazer pagamentos nas lojas Continente de Portugal Continental e Madeira, disponível para cartões de débito e crédito, Visa ou Mastercard, sem que tenha de pagar qualquer comissão.

Para usufruir deste meio de pagamento contactless apenas precisa de associar o cartão bancário. Veja como o fazer:

  • Entrar na app e clicar em Mais – Continente Pay;
  • Preencher o formulário;
  • Selecionar o botão Adicionar.

Quando estiver numa loja e desejar pagar através da aplicação, apenas deve clicar em “Usar Cartão” e apresentar o número ao operador de caixa.

7

Apps bancárias

Outra forma de poder pagar sem gerar contato físico é com a leitura de códigos QR, disponível nas aplicações de bancos, como Novo Banco, Santander Totta, Banco Atlântico, Millenium BCP, Caixa Geral de Depósitos, moey! (Crédito Agrícola), BPI, ActivoBank, Best Bank.

Cada app funciona de forma própria, mas, genericamente, basta dar acesso à câmara do smartphone para fazer o scan do QR Code do local onde deseja efetuar o pagamento desta forma.

Para saber se existem custos associados, deve confirmar as condições apresentadas pelo seu banco.

Veja também Como fazer pagamentos com QR Code

Fontes

Veja também