Os scanners são um dispositivo do passado. Agora basta usar apps para scanear documentos. Graças às câmaras de alta qualidade dos smartphones (e dos tablets), é possível digitalizar um documento ou fotos com muita qualidade ao apenas abrir uma app.
Os smartphones são úteis para inúmeras tarefas e uma delas é usar apps para scanear documentos. Estas apps podem dar muito jeito para transformar os documentos físicos em ficheiros PDF (o que pode ser útil para digitalizar recibos, faturas, formulários, etc., e enviar de imediato para o e-mail). Veja aqui as melhores apps para scanear documentos.
Apps para scanear documentos que deve instalar
1. Google Drive
Fonte da imagem: Google
Uma das ferramentas mais populares da Google, que serve para ajudar em imensas tarefas. É um dos recursos mais populares para guardar faturas, notas em guardanapos, desenhos feitos no quadro, etc. Esta app permite digitalizar documentos e também fazer o reconhecimento ótico de caracteres (OCR) nos textos que estão a ser scaneados. Esta é uma característica de destaque.
A app também possibilita organizar fotos e print screens e convertê-los em PDF. É fácil de usar. A aplicação é gratuita e está disponível para iOS e Android.
2. CamScanner
Fonte da imagem: CamScanner
Outra app de digitalização de documentos bastante famosa. É fácil de utilizar, e converte qualquer documento diretamente para PDF. Tem tecnologia OCR, o que faz com que não perca detalhes importantes dos documentos como preços, datas, títulos, etc.
A app permite digitalizar e organizar documentos com diversas páginas. Também tem uma opção de crop para desenhos e rascunhos e possibilita o armazenamento dos ficheiros na cloud ou noutros dispositivos. A aplicação é gratuita (com sistema freemium) e está disponível para iOS, Android e Windows Phone.
3. Genius Scan
Fonte da imagem: The Grizzly Labs
Esta aplicação é simples e permite criar imagens ou PDFs a partir de recibos, notas, desenhos, etc., com apenas um toque. A app automaticamente seleciona a área a scanear, destacando o texto e tornando-o mais legível para o produto final, convertendo tudo para PDF. Depois, guarda no dispositivo para a posterior partilha ou envio por e-mail.
A aplicação tem outras funcionalidades, como edição básica de fotografia, auto crop e arquivo, corrigindo também a perspetiva da fotografia inicial. A app é gratuita e está disponível para iOS, Android e Windows Phone.
4. Evernote Scannable
Fonte da imagem: Evernote
É um app muito boa a digitalizar recibos, cartões de visita e qualquer outro tipo de documentos impressos. A aplicação usa a tecnologia OCR, o que dá ainda mais qualidade à digitalização final. É uma das melhores ferramentas para guardar cartões de visita. A app é gratuita e está disponível para iOS.
5. Microsoft Office Lens
Fonte da imagem: Microsoft
Esta aplicação destaca-se por sincronizar com a conta Microsoft, permitindo a digitalização de documentos e fotos que depois são importados como PDF para o OneNote ou OneDrive. E por isso é uma excelente escolha para quem utiliza muito estes serviços. A app é gratuita e está disponível para iOS, Android e Windows Phone.
6. Doc Scan
Fonte da imagem: iTunes
Disponível apenas para iOS, a Doc Scan tem a particularidade de conseguir identificar os documentos que se encontram tortos ou curvados e de os “alinhar” já no seu smartphone. Depois, basta salvar onde e como quiser. Pode ainda sublinhar o que quiser e, por fim, partilhar onde quiser. Até mesmo nas redes sociais!
Veja também: