Todos respiramos, pois só assim é possível mantermo-nos vivos. Contudo, uma coisa é respirar e outra coisa é respirar corretamente. Como tal, é fundamental que aprenda a respirar melhor.
Sabia que inspirar e expirar profundamente faz bem ao sistema cardiovascular, digestivo, neurológico e ainda regula os níveis de ansiedade, stress e cansaço?
Estas são razões mais do que suficientes para que comece, já hoje, a colher frutos desta prática muito natural mas que, por vezes, nos “esquecemos” de executar da forma mais correta e proveitosa para nós. Tome nota das dicas.
Aprenda a respirar melhor. Saiba como o fazer
Procure espaços verdes
Todos sabemos como as plantas são uma importante fonte de oxigénio, mas muitas vezes, na correria do dia a dia, não contactamos suficientemente com elas. Portanto, procure ter plantas nos espaços em que passa mais tempo, como em casa ou no trabalho, e verá como o ambiente se irá tornar mais leve e saudável.
Da mesma forma, pode e deve procurar espaços verdes, como parques ou jardins, pois eles representam um pulmão verde fundamental para captar energia e eliminar dióxido de carbono.
Respire profundamente
Uma forma muito simples de verificar se está a respirar ou não corretamente, é estar atento ao seu abdómen. Se ele não se movimentar de modo notório durante a inspiração e a expiração, é sinal de que a sua respiração é superficial, o que significa que não está a fazer uma adequada renovação do ar no seu organismo. Na prática, isto revela que o seu corpo carece de oxigénio, o que naturalmente irá ter efeitos e consequências negativos, como cansaço e fadiga, por exemplo.
Exercite a respiração
Como tudo na vida, a respiração pode ser aperfeiçoada, basta que aprenda a respirar melhor e pratique alguns exercícios com regularidade. Para perceber um pouco melhor o que fazer, siga o seguinte passo a passo:
- Sente-se com as costas direitas e esvazie totalmente os pulmões.
- Inspire devagar, enchendo completamente os pulmões. Comece por usar o diafragma e, depois, os músculos peitorais.
- Expire lentamente, demorando o dobro do tempo que dispendou ao inspirar. Repita o procedimento três vezes.
Nota: Este exercício pode provocar uma certa sensação de tonturas, principalmente a pessoas que costumam respirar mal, ou seja, inspiram pouco profundamente e, por isso, disponibilizam pouco oxigénio ao organismo. Essa sensação de náusea deve-se à entrada súbita de uma grande quantidade de oxigénio no corpo, à qual o organismo não está habituado.
Aprenda a respirar melhor: dicas essenciais
- Pratique regularmente o exercício que sugerimos anteriormente e eduque a sua forma de respirar.
- Ao acordar, crie o hábito de se sentar na cama, alongar os músculos peitorais, elevar os braços acima da cabeça e entrelaçar as mãos no alto. Enquanto faz isso, respire fundo três a quatro vezes.
- Se tem de estar muitas horas sentado, habitue-se a fazer pequenas pausas, de duas em duas horas, para alongar a coluna e descontrair os ombros.
- Espreguiçar-se é fundamental e é um ato que está mais associado a uma boa respiração do que aquilo que possa imaginar! Estique os músculos do corpo e liberte-os das tensões acumuladas.
- Faça passeios e caminhadas em espaços verdes, pelo menos uma vez por semana. Durante o percurso, concentre-se na respiração, enchendo bem os pulmões e esvaziando-os totalmente, antes de inspirar novamente.
Outras técnicas para que aprenda a respirar melhor
Respiração e relaxamento
- Inspire e expire pelo nariz, mantendo a boca fechada.
- Enquanto isso, vire a cabeça para a direita e vá repetindo mentalmente palavras como “relaxamento” ou “calma”.
- Depois, expire, volte a cabeça para a esquerda e pense novamente naquelas palavras que inspiram tranquilidade.
- Respire profundamente e repita o procedimento durante 3 a 11 minutos.
Técnica do ioga Kundalini
- Inspire e expire pelo nariz, com a boca fechada. As inspirações devem ser curtas e fazer a barriga mexer.
- A expiração já deve ser mais demorada e feita de uma só vez.
- Repita este procedimento por 3 minutos.
Respiração Relaxante de Andrew Weil
- Coloque a língua no céu da boca, atrás dos dentes da frente.
- Expire totalmente, fazendo um som audível.
- Feche a boca e inspire pelo nariz, contando mentalmente até quatro.
- Não respire enquanto conta mentalmente até sete e, depois, expire novamente de forma audível pela boca, enquanto conta até oito.
- Repita o procedimento quatro vezes.