Aprender inglês com música pode ser uma agradável e diferente maneira de o fazer, até porque esta é uma das formas de expressão artística mais consensuais, quase todos nós gostamos de a ouvir ou cantar, e há géneros para todos os gostos e momentos.
Por essa razão, a música é uma ótima aliada no ensino e na aprendizagem da língua inglesa.
Como e porquê aprender inglês com música?
Em primeiro lugar porque é uma estratégia divertida e diferente das tradicionais, embora já seja também utilizada dentro da sala de aula, pode sair da mesma e podemos praticar o nosso inglês em casa, no carro, na praia, onde nos convier.
Ao aprender inglês com música, pode concentrar-se na audição, na compreensão e na pronúncia, treinando assim diferentes competências.
O que não fazer…
Vamos começar por aquilo que não deve fazer. A ideia é perceber o mais possível de uma letra, por isso, convém que a seleção recaia em músicas que:
- Tenham um sotaque nativo e “limpo”, bem como uma articulação pausada e correta.
- Não sejam demasiado rápidas, porque dificultará, com certeza, a compreensão de frases e vocabulário.
- Não sejam muito barulhentas, isto é, em que os instrumentos se sobreponham ao discurso.
- Não tenham demasiadas expressões idiomáticas, gíria, assim como letras demasiado formais, etc.
O que fazer…
Escolher as músicas favoritas
Escolha as músicas e géneros musicais de que mais gosta, será logo uma motivação. Pode socorrer-se do youtube, do vimeo, etc. Lá encontrará vídeos de música, com e sem legendas das letras. Dependendo do nível de inglês, pode selecionar o que preferir.
Aprender a ouvir
Ouça a música selecionada com atenção, mais do que uma vez, e tente perceber que palavras ou expressões entende. A maior parte das vezes vai surpreender-se ao perceber que consegue compreender uma boa parte da canção.
Ler a letra
Ler a letra e, mais uma vez, verificar que palavras e expressões reconhece. De seguida deve ler e ouvir em simultâneo para fazer corresponder leitura e audição.
Traduzir a letra
Depois de sublinhar tudo aquilo que compreende, poderá traduzir algumas palavras, partes ou toda a letra, de forma a que a consiga interpretar na totalidade.
Cantar
Com um papel à frente com a letra, juntamente com um vídeo do youtube ou no Karaoke (no computador ou fora de casa), cante e cante a sua música favorita ou outras que lhe permitam aprender inglês.
Repetir
A repetição é uma estratégia muito comum no ensino e na aprendizagem, porque possibilita a consolidação, neste caso de estruturas, frases, vocabulário e pronúncia em língua inglesa.
Preparado? Vamos cantar e aprender inglês com música?
Veja também: