Share the post "4 dicas para aproveitar o máximo da sua viagem de acordo com a ciência"
Para aproveitar o máximo da sua viagem, perceba o que a ciência comportamental revela, pois na verdade as férias são enganosamente complexas.
Saiba como aproveitar o máximo da sua viagem
Planeie tudo com muita antecedência para se sentir em estado de antecipação
O economista comportamental Dan Ariely apontou que uma viagem de uma semana para a Disney World é composta por três coisas: meses de antecipação, a viagem em si e sentimento de nostalgia que vai experimentar nos anos que se seguem. Para aproveitar o máximo da sua viagem, atenda preferencialmente às três etapas.
As tarifas aéreas são mais baixas aproximadamente 54 dias antes de um voo, então espere por esta época. Dedique também alguns meses à escolha do hotel onde vai ficar alojado.
Um estudo de 2010 descobriu que a maioria das pessoas estava mais feliz antes da viagem do que depois de retornar. Tudo isto porque a antecipação é uma coisa poderosa – é exatamente como uma sexta feira, que a faz mais feliz do que o domingo.
Faça uma semana de férias e não duas
Segundo a ciência, e de acordo com o famoso economista comportamental, Daniel Kahneman, duas semanas de férias são um desperdício.
Como tal, deve viver diferentes momentos para que à sua memória sejam adicionadas novas histórias. Como mesmo nas férias acabamos de cair na rotina, as nossas lembranças serão iguais caso realize umas férias curtas ou umas mais longas.
Reserve as atividades mais emocionantes para o meio ou fim
Outra descoberta de Kahneman é a chamada “regra de pico final“, onde o economista defende que as pessoas geralmente irão lembram com maior facilidade o pico e o fim de um determinado evento. Se lhe dessem uma lista de nomes, por exemplo, provavelmente iria lembrar com mais facilidade os sobrenomes na lista e o nome mais exclusivo.
As férias funcionam da mesma forma. Se puder, e por forma a aproveitar o máximo da sua viagem, agende os melhores eventos para o meio e o maior de todos para o final.
Quando estiver em casa, fale sobre a viagem para tornar as memórias permanentes
Para aproveitar o máximo da sua viagem, no regresso, conte tudo a todos os seus amigos. A pesquisa sobre a felicidade sugere que as pessoas podem preservar a forma como se sentem sobre uma experiência ao falar sobre ela.
Um estudo recente encontrou pessoas que relataram maiores níveis de felicidade quando falaram sobre suas experiências do que quando falaram das suas compras materiais. A partilha é uma maneira infalível de manter vivas as alegrias das férias, mesmo nos meses depois de regressar à rotina.
Veja também:
- Lençóis Maranhenses: um paraíso na terra
- 10 produtos essenciais para viajar com saúde
- 12 erros de quem voa pela primeira vez
- 7 destinos perfeitos para a viagem de uma vida
- Os 12 melhores destinos de férias do mundo
- 8 destinos de férias em família para os miúdos largarem o smartphone
- O que acontece com as férias não gozadas?