Ar condicionado no trabalho: sim ou não? Como mediar as diferentes opiniões sobre a temperatura para a qual este aparelho deve estar regulado? O que diz a lei?
Estando presente na maioria das empresas e espaços de trabalho, o ar condicionado tem a função de climatizar áreas e , até, de manter a qualidade do ar. Mas a realidade é que, quando temos várias pessoas confinadas ao mesmo espaço, surgirão, certamente, indivíduos com ideias diferentes em relação à sua utilização.
Assim, deverão existir regras para a utilização do ar condicionado no trabalho, de modo a que o convívio entre todos os colegas seja saudável e não haja lugar para desentendimentos.
Ar condicionado no trabalho: o que diz a lei?
Na realidade, em Portugal, a lei não é completamente específica sobre o assunto e não define as situações mais concretas. No entanto, os trabalhadores têm, também nesta esfera, direitos assegurados para que estejam protegidos durante as suas atividades laborais.
A regulamentação, no fundo, visa o cumprimento de determinados critérios durante a utilização do ar condicionado em contexto de trabalho.
Posso recusar-me a trabalhar se estiver demasiado frio ou calor?
Os trabalhadores portugueses têm direito ao acesso a boas condições de trabalho e isto reflete-se, também, na temperatura e na qualidade do ar – para além da iluminação natural e da humidade.
Na legislação pode ler que “a temperatura dos locais de trabalho deve, na medida do possível, oscilar entre os 18 e os 22 graus, salvo em determinadas condições climatéricas, em que poderá atingir os 25 graus” – estes são os valores considerados como adequados ao corpo humano, já estabelecidos numa portaria de 1993.
Já a humidade “deve estar situada entre 55% e 65%”.
Cabe às empresas o dever de providenciar que os seus trabalhadores tenham garantido o direito de exercer as suas funções num ambiente em que as temperaturas ideais se façam sentir – ou seja, as temperaturas previstas na lei.
Mas como nada é igual para todos, a questão da temperatura considerada ideal por cada indivíduo é polémica e, muitas vezes, está na origem de conflitos e desconforto entre colegas e empresa.
Assim, importa saber como lidar com o uso do ar condicionado no trabalho e com as diferentes opiniões sobre o tema.
7 dicas para uso do ar condicionado no trabalho
Como evitar conflitos
Questione os seus colegas antes de mudar a temperatura
Se acha que o ambiente estiver muito frio, não mexa no ar condicionado sem antes perguntar aos seus colegas se não se importam que o faça. Também não deve reclamar em voz alta ou mandar indiretas, pois esse tipo de atitude pode levar a uma discussão desnecessária.
Mude de lugar, se possível
Se sentir que no seu lugar está a sentir frio ou calor demasiado, pode sempre pedir a um colega se não se importa de trocar de lugar consigo. Uma boa conversa entre colegas pode, de facto, resolver muitas situações.
Explique aos seus colegas o que é Síndrome do Edifício Doente
Quando houver discussões sobre o ar condicionado no trabalho, peça aos colegas que haja calma e explique-lhes o que é o Síndrome do Edifício Doente e como se relaciona com a utilização do ar condicionado, podendo afetar várias pessoas sem que se apercebam. Neste contexto, a limpeza dos filtros e a higienização do aparelho é fundamental.
Leve um casaco e mantenha-o no escritório para quando dele necessitar
Sempre que começar a sentir um friozinho devido ao ar condicionado, vista um casaco que pode guardar de forma permanente no escritório, para quando sentir necessidade de tal.
Sugira a colocação de um humidificador no escritório
Se tiver problemas de olhos e vias nasais secas devido ao ar condicionado, sugira aos seus colegas a colocação de um humidificador na sala. Este é um aparelho cuja função básica é manter a humidade relativa do ar dentro dos níveis recomendados para os seres humanos.
Assim, é recomendável que a humidade seja preservada em 60% para que os ocupadores da sala tenham conforto respiratório e haja uma sensação de bem-estar. Verá que todos lucrarão com esta solução.
Tenha em mente que o calor reduz a produtividade
Não se esqueça de que o calor diminui a produtividade da equipa de trabalho, além de também provocar sonolência.
Utilizem a ventilação média ou mínima do ar condicionado
Se o calor não for demasiado e a temperatura exterior estiver amena, utiliza a ventilação média ou mínima do ar condicionado, o que reduzirá conflitos, gastos e ruídos, proporcionando um ambiente melhor para todos.
Verá que este conjunto de dicas sobre a utilização do ar condicionado no trabalho irá ser positivo para todos e evitará discussões, contribuindo para uma atmosfera muito mais agradável.