Share the post "Arejar a casa: qual a importância de e como fazê-lo corretamente"
Vamos ensiná-lo a arejar a casa, usando diferentes técnicas e soluções, podendo adequar à realidade da sua habitação. Fundamental é arejar a casa e não achar que, por ser pequena ou estar frio, não o deve fazer.
Há sempre maneiras de renovar o ar e ventilar a habitação e vai ver que isso só trará vantagens não só ao estado da sua casa, como a si e à sua saúde.
Se tem crianças e idosos em casa, então este assunto deve interessar-lhe ainda mais.
Benefícios de arejar a casa regularmente e como fazê-lo
Benefícios
- Deixa as boas energias entrarem em sua casa.
- Ajuda no crescimento das suas plantas e flores.
- Previne problemas do foro respiratório, caraterístico de ambientes fechados e pouco ventilados.
- Evita o aparecimento de ácaros, bactérias e, principalmente, problemas de humidade.
- Especialmente para quem fuma em casa, a ventilação é fundamental para prevenir concentrações de monóxido de carbono.
- As alergias respiratórias e de pele são recorrentes em quem permanece muito tempo em espaços fechados. As mais comuns — asma, rinite, dermatite de contato e bronquite alérgica — podem ser causadas por diversos agentes alérgenos, como poeira, perfumes, pólen, pelos de animais e até ácaros. Mantenha a casa limpa e abra as janelas para que o sol e o vento cheguem a todas divisões, especialmente os quartos das crianças, idosos ou pessoas com um sistema imunológico debilitado.
- O mofo é causado por fungos que se proliferam em recintos quentes e húmidos. Prevenir o seu aparecimento passa por garantir que as divisões recebem luz solar e contactam com o vento ao longo do dia.
- Elimina mais fácil e eficazmente os maus cheiros, sejam eles quais forem. Portanto, antes de comprar ambientadores ou velas com aromas, areje bem a sua casa.
Divisões com janela
- Abra as janelas com frequência, principalmente de fachadas opostas, para obter um arejamento mais intensivo.
- Assegure a renovação diária de ar em todas as divisões, repetindo a operação anterior as vezes que forem necessárias.
- Combine o arejamento intensivo periódico com técnicas específicas de ventilação. Por exemplo, o ar deve entrar através das divisões principais (quartos e salas) e sair pelas de serviço (cozinha e casa de banho). A comunicação é feita por debaixo das portas ou através de grelhas, pelo que não deve bloquear as passagens com tapetes.
- Se usar ar-condicionado, assegure que ele tem a funcionalidade de renovar o ar interno ou, então, desligue-o por alguns períodos e renove o ar nessas alturas, abrindo portas e janelas para arejar a casa de forma natural.
- Caso opte por um ventilador, crie uma corrente de vento e areje a casa, garantindo a troca de calor entre áreas internas e externas. Assim, o ar quente pode sair aos poucos, libertando espaço para uma atmosfera renovada.
- Instale exaustores que eliminam o calor, odores e impurezas das áreas com pouca ou nenhuma ventilação, retirando o ar quente e carregado de substâncias para substituí-lo por ar puro e limpo. Os exaustores da casa de banho eliminam o calor e o vapor, diminuindo a humidade e prevenindo o aparecimento de fungos. Além de ajudarem a controlar a temperatura, estes equipamentos têm filtros que melhoram a qualidade do ar.
Divisões sem janela
- Use um ventilador de teto: além de não ocupar área útil da divisão, este modelo distribui a corrente de vento por igual. Ligue o equipamento pelo menos 30 minutos todos os dias e, nos dias mais húmidos ou abafados, combine o uso do ventilador de teto com um modelo de parede ou de coluna. Assim, criará correntes em diferentes direções e agilizar o processo de eliminação do ar quente contido no local.
- Evite materiais que absorvem humidade: quem tem espaços sem janelas deve evitar materiais que absorvam e acumulam humidade, como madeira, couro, tecidos grossos e papel. Desta forma, previne o aparecimento do mofo. Além disso, pode distribuir produtos anti mofo pelos cantos, para que eles absorvam a humidade do ar e mantenham o ambiente seco e agradável. Nos móveis fechados, como armários, cómodas e guarda-vestidos afaste os fungos com pedaços de giz ou potes cheios de cal, guardados no seu interior.
- Abra portas e janelas dos restantes espaços: durante o uso do ventilador, abra a porta da divisão e as portas e janelas dos restantes espaços. Assim, o ar acumulado na divisão sem janela conseguirá sair pelas janelas dos outros compartimentos da casa.
Mesmo que não possa manter as janelas e portas abertas durante todo o dia, saiba que é mesmo fundamental fazê-lo, nem que seja durante um curto período, todos os dias.
Arejar a casa é um ato de higiene diária que não deve menosprezar, sob pena de estar a criar ou a agravar problemas domésticos ou de saúde. Ponha em prática as nossas dicas sobre como arejar a casa e vai ver como é simples e bom fazê-lo.