Criar um armário cápsula para o trabalho é não só uma opção inteligente a nível de estilo, como também a nível de poupança de tempo (e de dinheiro). É que abrir um armário cheio de roupa que não usamos quando estamos atrasadas de manhã é o pior pesadelo de qualquer mulher, certo?
Mas afinal, o que é, qual a importância e por que deve montar o seu armário cápsula para diferentes necessidades? Seja para lazer ou trabalho, tem um leque de opções bem planeado vai mudar a forma como pensa a sua roupa e transformar o seu estilo – para além de tornar o dia a dia mais simples.
Como surgiu o conceito de armário cápsula?
De acordo com algumas consultoras de imagem e estilo, o conceito de armário cápsula surgiu na década de 70, pela mão de Susie Faux.
A base era definida no sentido de construir um guarda-roupa com as peças essenciais artigos – básicos intemporais de boa qualidade e em cores neutras artigos – e juntar-lhes uma ou outra peça tendência, de forma a conseguir criar coordenados bonitos e atuais.
Foi então que a designer americana Donna Karan apostou no conceito, apresentando uma coleção de apenas sete peças que se conjugavam na perfeição entre si, que este começou a ficar famoso e a ganhar adeptos um pouco por todo o mundo. Corria o ano de 1985 e estávamos perante uma verdadeira revolução da moda.
Consequentemente, a ideia de construir um armário cápsula não é nova mas volta a estar em voga, sobretudo numa era em que há um apelo tácito a um consumo mais consciente. Apesar de querermos andar bonitas e de adorarmos roupa, também nos preocupamos com o ambiente e, por isso, o caminho para uma moda mais sustentável parece ser inevitável. E ainda bem.
E porque ter peças bonitas que resultem bem entre si é particularmente bom para não ter que perder muito tempo a escolher o que vestir, reunimos as roupas essenciais para um armário cápsula laboral.
A ideia é que consiga, com peças chave, construir looks bonitos e cheios de estilo. O que se reflectirá num guarda-roupa mais harmonioso e, a longo prazo, em poupança. Isto porque, quando decidimos começar um armário assim, não nos apetece tanto consumir por impulso. Aqui, todas as compras têm sentido e todas as peças desempenham um papel importante.
Preparada para chegar ao trabalho cheia de estilo?
Armário cápsula para o trabalho: 7 peças essenciais
Calças pretas
E um essencial em qualquer armário cápsula para o trabalho é aquele que encabeça a nossa lista: um par de calças pretas, claro. Escolha umas que lhe assentem bem e com as quais se sinta confortável.
Vai poder usá-las com as camisas brancas, com blusas e até com tops e um blazer por cima.
E o melhor é que também consegue usá-las ao fim de semana, em coordenados mais descontraídos.
A nossa sugestão é sinónimo de conforto e elegância, e tem feito furor entre as portuguesas. São feitas à mão, num pequeno negócio que já levou à abertura de uma loja física e de uma loja online. Se ainda não conhece o modelo Paz, da marca The Lady Blue em parceria com a arquiteta e influencer Joana Luis, vai gostar. Custam 64€ e pode encomendar aqui.
Camisa de boa qualidade
A camisa branca é outro essencial clássico em qualquer guarda–roupa feminino (não importa a idade), sobretudo quando falamos de roupa para trabalhar. Por isso, a nossa sugestão é que invista em duas ou três, de bons tecidos e com um caimento impecável.
Opte, por exemplo, por uma cintada, uma oversized e uma com algum pormenor. Como as camisas brancas permitem inúmeras combinações, conseguirá criar looks muito bonitos e diferentes com elas, para trabalhar.
Blazer
Há alguma mulher que consiga encarar os dias de trabalho sem um bom blazer? São eles a solução para deixar qualquer coordenado mais bonito e elegante.
Assim, invista num com bom corte e de um bom tecido, mesmo que seja mais caro. A longo prazo vai perceber que compensa ter uma peça de boa qualidade, do que várias que ao fim de um mês estão com um aspecto duvidoso.
Se quiser, fuja do preto e do branco e aposte num camel. Resulta com tudo o que vestir mas, ao mesmo tempo, é diferente.
Saia midi
Nem sempre é fácil escolher peças femininas para os looks de trabalho, mas as saias midi são a certeza de um coordenado elegante e profissional.
Para dar alguma cor ao seu armário, aposte numa estampada. Poderá usá-la com a camisa branca que resultará na perfeição.
E o melhor é que também consegue usá-la aos fins de semana, com uma t-shirt e uns ténis.
Calças de ganga
São uma das peças mais democráticas em qualquer armário e, por isso, não podiam faltar quando pensamos em looks para trabalhar.
O melhor das calças de ganga, para além do conforto, é a versatilidade. Pode usá-las com todo o tipo de camisas e blusas, bem como com qualquer tipo de sapato que vai resultar. Ou seja, é mesmo um essencial.
Escolha um corte reto, intemporal, e evite cinturas baixas ou modelos propositadamente rasgados ou manchados. Procure um par de jeans clássicos que lhe fique a matar, porque vai ser das peças que mais vai usar.
Vestido
Apostar num vestido de cor neutra, quando o tema é o guarda-roupa para o trabalho, é uma opção bastante inteligente. Para além de ser uma peça que vai poder usar em qualquer altura do ano (no inverno com collants e casaco, e no verão com sandálias), é bastante confortável e prática.
Camisa às bolinhas
As bolinhas são um padrão atemporal pelo que, apostar numa camisa com este estampado é uma boa ideia. Para usar com as calças pretas, brancas ou, claro, com as suas calças de ganga favoritas.
É claro que um guarda-roupa cápsula pode, e deve, ter mais peças (podem ser 15, 30, 60 ou as que forem necessárias para que se sinta confortável), mas estas são aquelas estruturais. Ou seja, que não podem mesmo faltar.
E agora que já a motivamos a ter um armário exclusivo para andar bonita no trabalho, do que está à espera para doar as peças que já não usa?