As temperaturas de Verão já se fazem sentir, finalmente! Para combater o calor e deixar o ambiente mais fresco para o seu bebé dormir ou brincar, pode sempre instalar um ar-condicionado no quarto do bebé, desde que atenda a alguns cuidados especiais.
O corpo do bebé, em especial sendo recém-nascido, ainda está a aprender a regular a sua temperatura corporal. Por este motivo, é mais susceptível à desidratação, a erupções cutâneas e dermatites (originadas pelo calor e pela sudação) e até mesmo ao choque térmico.
Assim sendo, o ar-condicionado no quarto do bebé pode ser um aliado para proporcionar maior bem-estar e um bom ambiente de sono para o bebé, nos dias (e noites) quentes de Verão.
Para que isso aconteça, os pais devem estar atentos a questões como: variações de temperatura, higienização do equipamento, direcção da corrente de ar, entre outros.
Ar-condicionado no quarto do bebé: cuidados essenciais
1. Temperatura ideal
Opte sempre por temperaturas medianas, entre os 21 e 24ºC. Um quarto demasiado frio corre o risco de ficar desconfortável para o bebé. Por outro lado, o calor excessivo pode fazer aumentar o risco em relação à Síndrome da Morte Súbita do Lactente (SMSL).
Se o aparelho não apresentar um monitor com a temperatura, tenha um termómetro no quarto, para garantir que o ambiente não fica demasiado frio.
2. Choque térmico
Nos dias mais quentes, tenha especial cuidado quando leva o bebé para fora do quarto climatizado. Abra a porta do quarto e deixe o ar quente entrar, suavemente, para que o bebé se adapte gradualmente.
Levar a criança para um quarto frio logo depois de tomar banho pode ser altamente prejudicial. O ideal será secar a pele do bebé e só depois ligar o AC no modo suave, para climatizar o ambiente e evitar alterações drásticas de temperatura.
3. Ar-condicionado “non-stop”?
Ligue o AC por períodos curtos de tempo, no início das sestas e da noite. Arrefeça o quarto durante cerca de 30 minutos e depois desligue o aparelho. Para isso, use o temporizador ou um alarme no telemóvel.
Pela manhã ou, pelo menos, uma vez por dia, abra as janelas, para que o ar se renove e para deixar entrar a luz natural.
4. Direção do ar
O fluxo de ar nunca deve estar direccionado para o bebé, para evitar que ele fique demasiado frio. Caso seja necessário, mude a posição do berço ou direccione as palhetas do aparelho.
Faça o teste do guardanapo: abra um guardanapo de papel e coloque-o perto do bebé (a cerca de 30 cm do peito ou do rosto). Se o guardanapo se mexer, significa que o AC está demasiado forte ou a incidir directamente sobre o corpo do bebé. Assim sendo, baixe a intensidade ou redireccione o fluxo de ar.
5. Limpeza de filtros
Esta é uma questão frequentemente negligenciada e, ao mesmo tempo, de enorme importância. Manter a limpeza dos filtros em dia é requisito essencial, já que são os responsáveis pela eliminação das impurezas do ar e, consequentemente, pela qualidade do ar.
Falhar este passo da manutenção pode implicar a acumulação de impurezas nefastas (fungos e toxinas, por exemplo), que contaminam o ar e comprometem a saúde de todos. Consulte e cumpra as recomendações do fabricante à risca, mesmo que implique deixar um alarme na agenda do seu telemóvel.
6. Hidratação
Com o calor, será natural que o seu bebé mame mais ou peça mais leite, por isso, esteja preparada. Por outro lado, o AC desidrata mais a pele, pelo que se aconselha a aplicação de creme hidratante na pele que ficar descoberta, antes de levar o bebé para o quarto climatizado. Pode também deixar uma vasilha com água na divisão para evitar que o ar seque em demasia.
Veja também: