A artrite não é mais do que a forma de englobar várias doenças que afetam as articulações, tendões, ligamentos e músculos.
Imaginemos que o corpo humano funciona como roldanas. A parte de fricção entre elas (ou seja, as articulações que estão entre os ossos), são exatamente as zonas inflamadas e afetadas. Algumas vezes, ainda que mais raramente, também a pele pode ser afetada.
Causas da artrite
A principal causa da artrite é, sem dúvida, o desgaste natural da articulação. No entanto, existem outros fatores que podem potenciar o aparecimento da doença:
- Excesso de peso;
- Idade;
- Traumatismo direto ou indireto;
- Fatores genéticos;
- Instalação de fungos, bactérias ou vírus na corrente sanguínea;
- Depósito de cristais.
De todos estes fatores, verificou-se que as causas hereditárias têm um forte papel para se sofrer de artrite.
Tipos de artrite
A forma mais conhecida da artrite é a artrite reumatóide. Mais de 10.000 portugueses sofrem deste problema que causa a inflamação das articulações, e que pode até causar alterações na cartilagem, osso, tendões e ligamentos.
Outra das características da artrite reumatóide é o facto de ela geralmente afetar o corpo de uma forma “simétrica”, ou seja: se afeta um pulso vai, geralmente afetar o outro também. A doença tem tendência para ser degenerativa, ou seja, vai piorando com o passar do tempo.
Existem mais de 100 tipos de artrite! Além da mais comum, a reumatóide, existem outras que também são relativamente comuns:
- Espondilite
- Artrite psoriática
- Artrite séptica
- Artrite gonocócica
- Gota
- Condrocalcinose
- Artrite reumatoide juvenil (em crianças)
- Artrite reativa (síndrome de Reiter)
- Esclerodermia
- Lúpus eritematoso sistémico (LES)
- Febre reumática
Sintomas
A artrite pode surgir em qualquer idade, até mesmo em crianças! Os principais sintomas caracterizam-se por:
- Dor forte e inchaço nas articulações;
- Zona do corpo afetada mais vermelha e quente;
- Dificuldade na realização de atividades com o membro afetado;
- Articulações com deformidade;
- Rigidez matinal que dura geralmente cerca de 15 minutos a 2 horas, especialmente no caso da artrite reumatoide.
Diagnóstico
A artrite pode ser diagnosticada não só através da observação do médico dos sintomas acima descritos, como também através da realização de raio-x à zona suspeita de artrite.
Tratamento
Infelizmente ainda não existe cura para a artrite. O que é possível é controlar a doença e tentar atrasar o seu desenvolvimento.
A realização de fisioterapia é um dos melhores aliados no combate a esta doença. Além disso, levar uma vida com alimentação saudável, beber bastante água e praticar algum exercício são outras das formas de atenuar os seus sintomas.
Quando a doença está numa fase mais desenvolvida ou os sintomas são bastante dolorosos, pode também recorrer-se à toma de medicamentos orais como anti-inflamatórios e, em casos mais extremos, pode recorrer-se à cirurgia.
Como forma de complementar este tratamento, existem produtos naturais que prometem ajudar no alívio dos sintomas: chá de gengibre e açafrão, e pimenta caiena.
Veja também: