A artrite psoriática pode ser considerada uma “derivação” da psoríase. A psoríase é uma doença que se caracteriza pelo aparecimento de “placas” salientes e avermelhadas na pele, sobretudo nas zonas do cotovelo, joelhos, cabeça, face e zona abdominal. Esta doença vai evoluindo por períodos de tempo de surtos, podendo surgir então a artrite psoriática.
Esta última consiste numa artropatia inflamatória, que surge em doentes com Psoríase. No que respeita à sua forma de exteriorização, a artrite psoriática pode afetar uma pequena articulação ou expandir e até torná-las incapacitantes. Além disso, este tipo de artrite pode causar conjuntivites.
Não tendo predominância de género, a artrite psoriática inicia-se mais frequentemente entre os 30 e os 50 anos de idade. Em cada 1000 pessoas, 1 sofre desta doença.
Apesar do que possa parecer, não estamos perante uma doença infeciosa ou contagiosa.
Fatores de risco da artrite psoriática
Apesar de ser variável, estima-se que entre 5% e 40% das pessoas com psoríase acabem por desenvolver artritre psoriática.
Além disso, existem alguns fatores de risco que podem acentuar a incidência da doença:
- Lesões nas unhas;
- Envolvimento cutâneo numa área grande de pele;
- Histórico familiar;
- Placas de algumas áreas da pele.
Sintomas da artrite psoriática
Além do inchaço nas articulações e tecidos circundantes como tendões e ligamentos, existem outros sintomas associados à doença:
- Vermelhidão nos dedos dos pés e das mãos;
- Inchaço;
- Tendinite;
- Inflamação da região inferior do calcanhar;
- Dores nas costas;
- Rigidez de movimentos.
Diagnóstico
O diagnóstico deve ser sempre efetuado pelo médico que o acompanha. Só ele lhe poderá prescrever o tratamento mais indicado para o seu caso.
Tratamento
Como não existe cura para esta doença, o que é possível fazer é seguir uma série de tratamentos que minimizem as dores e restantes sintomas.
Importante reforçar que é absolutamente essencial que o seu médico efetue o diagnóstico para que o tratamento seja o mais eficaz e indicado para o seu caso.
Uma das hipóteses é a toma de anti-inflamatórios, que diminuem a inflamação e controlam a dor. Também os corticosteroides são utilizados para tratar a inflamação, podendo ser muito úteis quando administrados como injeções locais (as chamadas infiltrações).
Existem ainda as chamadas drogas anti-reumáticas modificadoras da evolução da doença, utilizados para aliviar os sintomas. Esta prescrição tem de ser regularmente monitorizada pelo médico que o acompanha, incluindo análises ao sangue periódicas.
Cuidados a ter
Existem alguns cuidados que pode ter com a pele que possam retardar ou mesmo prevenir a artrite psoriática:
- Na sua higiente diária, utilize água morna e sabonete de glicerina;
- Hidrate bem a pele com um bom creme hidratante;
- Amoleça e remova as descamações causadas pela psoríase;
- Evite o uso de esponjas, toalhas muito duras e outros utensílios que possam ser mais agressivas para a pele;
- Use roupa 100% de algodão e não muito justas;
- Faça uma exposição ao sol regrada e cuidada.
Veja também: