Miguel Pinto
Miguel Pinto
03 Jan, 2025 - 12:00

Assistente virtual do Gov.pt responde a tudo… em 12 línguas

Miguel Pinto

Está disponível uma assistente virtual no portal Gov.pt. Fala 12 idiomas e ajuda a esclarecer muitas questões sem ter que ir aos serviços.

assistente virtual do portal gov.pt

O portal gov.pt tem uma nova assistente virtual de inteligência artificial, que consegue falar em 12 idiomas sobre os mais de 2.300 serviços públicos do portal. 

Esta assistente substitui os antigos assistentes digitais do portal, utilizando as mais recentes tecnologias de inteligência artificial generativa (GenAI) e uma base de conhecimento especializada em serviços públicos.

Através do ícone localizado no canto direito inferior do portal, os cidadãos podem fazer perguntas e esclarecer informações sobre serviços públicos, num registo de conversa, através de texto escrito ou voz.

A conversa também pode ocorrer em chat ou em interação com um avatar animado, permitindo uma experiência mais imersiva e inovadora.

Assistente virtual fala 12 idiomas diferentes

Para 2025 estão previstas novas funcionalidades, incluindo a possibilidade de realizar serviços com a própria assistente, acompanhar processos ou agendar atendimento nos serviços públicos.

Mas uma das grandes vantagens é a pluralidade de línguas em que esta assistente virtual consegue comunicar. Conheça os idiomas disponíveis:

  • português de Portugal
  • português do Brasil
  • inglês
  • espanhol
  • francês
  • alemão
  • italiano
  • bengali
  • hindi 
  • nepalês
  • mandarim
  • ucraniano
  • russo.

Informações claras

Este assistente virtual foi desenhado para responder às questões dos utilizadores de forma clara, rápida e personalizada, ajudando os cidadãos a encontrar as informações de que precisam sem necessidade de navegar extensivamente pelo site ou contactar diretamente os serviços públicos.

Capaz de responder a uma vasta gama de perguntas, o assistente virtual cobre áreas muito distintas e que podem eliminar muita burocracia. Aqui ficam alguns dos exemplos daquilo que pode ser tratado por esta via.

  • Documentos pessoais (Cartão de Cidadão, passaporte);
  • Serviços fiscais;
  • Educação;
  • Saúde;
  • Emprego e segurança social;
  • Licenças e autorizações administrativas.

Vantagens deste serviço

A introdução do assistente virtual trouxe várias melhorias significativas para os cidadãos e para o funcionamento do portal Gov.pt. Desde logo a disponibilidade 24/7. Ao contrário dos balcões físicos ou dos serviços de atendimento telefónico, o assistente virtual está disponível a qualquer hora, todos os dias.

Depois há a questão da acessibilidade melhorada, ou seja, os utilizadores podem obter respostas rápidas, independentemente do seu nível de literacia digital.

Permite também, uma redução do tempo de espera, já que o assistente elimina a necessidade de pesquisar extensivamente ou de esperar por atendimento humano.

É essencial para uma menor pressão sobre os serviços públicos, uma vez que com as questões mais comuns resolvidas automaticamente, os funcionários humanos podem focar-se em casos mais complexos.

Finalmente, é um instrumento de inclusão: a ferramenta inclui suporte em português e em outras línguas, promovendo o acesso a cidadãos estrangeiros.

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