Por superstição, crença ou tradição, atirar moedas às fontes é já uma prática muito comum. Mas será que sabe o que acontece quando atira moedas às fontes?
Eis o que acontece quando atira moedas às fontes
A famosíssima Fonte de Trevi, em Roma, tem uma tradição de longa data, que dita que quem está de costas e atira moedas para a fonte por cima do seu ombro esquerdo, garante que fará uma viagem de regresso a Roma.
Com esta e outras tradições, sabe o que acontece quando atira moedas às fontes? Provavelmente, está a contribuir para alguma causa.
Todos os dias, milhares de pessoas alinham neste costume na Fonte de Trevi, o que resulta numa quantia aproximada de 15 mil dólares por semana e quase 1 milhão de dólares por ano, só nas moedas recolhidas.
Com tanta acumulação de dinheiro, todos os dias a instituição de caridade católica romana Caritas demora uma hora a varrer a fonte e distribui todo dinheiro aos necessitados. Com este dinheiro foi ainda possível abrir um supermercado low cost em 2008.
Enquanto na Fonte de Trevi é necessária uma limpeza diária, noutras fontes famosas a recolha das moedas é feita de x em x meses. O lago no luxuoso hotel Bellagio de Las Vegas, por exemplo, arrecada cerca de 12 mil dólares por ano e usa um sistema de limpeza muito eficiente: um vácuo gigante, que é usado para remover tudo do chão do lago.
Da mesma forma, as fontes da Disney World arrecadaram 18 mil dólares em 2014 e todo esse valor foi doado para crianças em lares de acolhimento.
Já o Memorial do 11 de Setembro arrecadou quase 3 mil dólares, apesar de as pessoas não terem permissão para atirar moedas. A fonte do parque nova iorquino Bryant Park junta cerca de 3400 dólares por ano, o que praticamente apenas serve para pagar àqueles cujo trabalho é recolher as moedas.
Curiosamente, a Buckingham Fountain, em Chicago, mesmo sendo uma das maiores fontes do mundo, coleciona apenas cerca de 200 dólares por ano.
Agora já sabe o que acontece quando atira moedas às fontes, portanto, visto que a sua moeda tem um propósito social justo e tem como objetivo ajudar instituições sociais sem fins lucrativos, continue a alimentar estas tradições.
Veja também: