Sabe o que é um Headhunter? O que faz? Como trabalha? Ou ainda o que pode fazer para se destacar aos olhos de um? Não?! Mas agora já pode respirar de alívio, porque nós vamos dizer-lhe tudo.
O que é?
O termo em inglês, Headhunter, significa “caçador de cabeças”, mas na realidade é mais um “caça talentos”. Ou seja, é um recrutador que opera por meio de agências de recrutamento (embora também possa trabalhar a título individual). Por norma, são as grandes empresas que recorrem a estes profissionais, para procurar o candidato ideal para uma determinada posição.
O que faz?
O trabalho de um Headhunter passa por selecionar os melhores profissionais do mercado e aliar as suas competências às necessidades das empresas para as quais se encontra a recrutar. No fundo é um mediador entre ambas as partes – a empresa e o candidato. É a ele que cabe identificar os melhores candidatos, analisar os seus perfis e selecionar o mais adequado.
A sua grande mais-valia – face a um profissional de Recursos Humanos – é que tem conhecimentos técnicos e experiência numa determinada área e por isso sabe o que necessita um candidato para ocupar uma vaga específica.
Recorrer a um Headhunter para conduzir um processo de recrutamento tem várias vantagens para as empresas, nomeadamente, o facto de eliminar o processo de divulgação, análise de candidaturas e seleção dos candidatos, libertando tempo e recursos às empresas. Essas funções passam a ser responsabilidade do Headhunter, que apresenta depois uma lista (reduzida) dos candidatos que considera reunirem os requisitos pretendidos para que possam ser entrevistados.
Como atrair a atenção de um Headhunter?
Para chamar a atenção de um Headhunter não precisa de inventar uma fórmula mágica, nem tão pouco precisa de um milagre. Nada disso. Afinal de contas, trata-se de um recrutador que procura aquilo que qualquer outro recrutador dito normal (os responsáveis das empresas com vagas em aberto) procuram num candidato a emprego. Pode mesmo dizer-se que, desde que tenha o talento e as competências, é fácil atrair um Headhunter.
Abaixo ficam algumas dicas que o podem ajudar a chamar a atenção dos Headhunters.
1. Otimize o seu perfil no LinkedIn
Lembre-se nos dias que correm é possível encontrar emprego nas redes sociais. E um bom perfil no LinkedIn pode servir para fazer a ponte de ligação entre si e o Headhunter. Um perfil atualizado e munido das keywords certas pode a chave para se destacar aos olhos destes “caça talentos”.
2. Participe em eventos de networking
Um bom networking pode ser decisivo para o sucesso da sua carreira profissional, portanto aposte e reforce numa boa estratégia. Reative velhos contactos e estabeleça novos.
3. Mostre-se
Ou dito de outra forma, torne-se visível aos olhos do Headhunter. Feiras de emprego, conferências, seminários ou debates, onde possa intervir e mostrar os seus conhecimentos e competências, são bons pontos de partida.
4. Encontre um mentor
Encontrar alguém mais experiente pode ser uma grande ajuda. Não só porque o vai ajudar a ultrapassar alguns obstáculos que lhe possam surgir pelo caminho e ajudá-lo, inclusivamente, a melhorar o seu marketing pessoal ou saber como “conquistar” um recrutador. Mas esta relação (e voltamos ao networking) pode abrir-lhe as portas para oportunidades a que de outra forma não teria acesso.
5. Contacte diretamente com o Headhunter
Mas claro, não precisa de esperar que seja o Headhunter a vir ao seu encontro; pode ser você a tomar a iniciativa. Contacte-o por email, através do LinkedIn ou deslocando-se a uma agência de recrutamento especializada na sua área profissional. Faça uma pesquisa online, identifique os profissionais mais indicados e depois dê o seu melhor e impressione.
Dê nas vistas
Se está à procura de emprego o melhor é ter em consideração as portas que estes profissionais lhe podem abrir. Um Headhunter procura apenas os melhores. Se já tem o talento e as competências, agora só precisa de aplicar as nossas dicas e dar nas vistas aos olhos dos Headhunters.