Com o comércio digital em crescimento, estar presente em marketplaces é cada vez mais importante para dar a conhecer a sua marca a novos consumidores e aumentar as vendas. No entanto, as características destas plataformas e a concorrência obrigam a um esforço maior para que possa atingir estes objetivos.
A venda em marketplaces tem, como qualquer outra atividade relacionada com o comércio, algumas formas para melhorar os seus resultados.
Existem vários tipos de marketplaces, pelo que a primeira dica é mesmo escolher qual é o melhor para si. Quer vender a empresas ou ao consumidor final? Prefere estar numa plataforma só de empresas do seu setor ou numa em que se vendem vários tipos de produtos? É melhor escolher uma plataforma de grande dimensão ou optar por mercados mais pequenos?
Esta é a primeira e talvez uma das decisões mais importantes a tomar no que diz respeito ao e-commerce. Para que seja bem fundamentada (e perceba se a sua empresa está mesmo pronta para dar este passo), pode começar por fazer o diagnóstico de e-commerce da AICEP.
A etapa seguinte será traçar o plano de ação, definindo o público-alvo para as suas vendas no marketplace, bem como na adequação da oferta aos seus clientes internacionais. São estratégias que exigem algum conhecimento do mercado de destino, mas fundamentais para que possa direcionar esforços, em vez de se dispersar.
O apoio de uma entidade como a AICEP, pelo conhecimento de mercados internacionais e de e-commerce, é bastante útil para que a sua empresa tenha uma presença bem-sucedida nestas “montras eletrónicas”. Pode saber mais neste artigo do site Portugal Exporta, a plataforma da AICEP dedicada à internacionalização das empresas portuguesas.
- Consultoria AICEP: apoio especializado em mercados internacionais
- 3 formas de internacionalizar o seu negócio via e-commerce
- É empresário? Saiba por que se deve registar na MY AICEP
- Saiba como internacionalizar o seu negócio com o apoio da AICEP
- Cursos da Academia AICEP: capacitar as empresas para a internacionalização