Espaços coworking para pequenas empresas e freelancersPara aumentar as vendas na internet há alguns passos simples, porém muito eficazes, que deve seguir. Como pode perceber de seguida, a maioria deles tampouco representam custos, bastam alguns ajustes e alguma disponibilidade para conseguir alcançar os valores de vendas que deseja.
Aumentar as vendas na internet em 10 passos
1. Analise a sua página
Peça a alguém que analise a página para que consiga perceber se o site está otimizado para a venda. Ou seja, se as imagens são atrativas, se o texto é claro, se é fácil perceber onde encontram o quê, se é rápido ou se, pelo contrário, é confuso ao ponto de fazer os clientes desistir da compra. O ideal será entregar este trabalho a um profissional mas, se não for possível, peça ajuda a familiares e amigos ou coloque um questionário na página.
2. Crie uma newsletter
É mais fácil repetir a venda a um cliente do que angariar novos, por isso, não desperdice estes ativos. A cada novo cliente peça que se registem, indicando nome e endereço e inclua-o na sua base de dados. É fundamental que envie regularmente uma newsletter, dando a conhecer novos artigos e lembrando os que já existem. Para aumentar as vendas na internet, este passo é obrigatório.
3. Ofereça os portes de envio
Se a sua empresa puder suportar sempre este custo, tanto melhor. Caso contrário, em períodos como, por exemplo, o Natal, ofereça os portes de envio aos clientes. Use as redes sociais para implementar esta campanha, assim, poderá monitorizar os resultados da oferta.
4. Ofereça presentes
Que é o mesmo que dizer, faça um giveaway! Escolha um produto ou serviço e faça um sorteio para o oferecer aos clientes. É importante que os concorrentes cumpram determinados passos mas nada de muito complicado, basta que gostem da sua página, partilhem a oferta e assinem a newsletter para que estejam sempre a par das novidades e aumenta as suas vendas na internet.
5. Faça promoções fora de época
Dependendo do tipo de artigo que vende e do orçamento, ocasionalmente, faça promoções fora de época. Pode ser no dia dos namorados, no aniversário da marca, porque vai lançar um novo produto ou só porque sim. Crie algum buzz à volta disto, anunciando nas redes sociais que “vamos ter uma promoção irresistível, esteja atento!”.
6. Prepare-se para o mobile
Uma grande percentagem de consumidores acede às redes sociais e aos sites a partir do smartphone. Se, por exemplo, fez um campanha no Facebook que leva os clientes para o site, não vai querer que cheguem a uma página que ainda não está otimizada para navegação em mobile, que é lenta e onde é difícil aceder aos menus. Isto só os vai fazer fugir da sua loja o mais rápido possível.
7. Dê atenção às imagens
A expressão “uma imagem vale mais do que mil palavras” faz ainda mais sentido hoje em dia. As pessoas consomem, por natureza, mais imagens mas esta também uma tendência. Tenha atenção ao texto, que ser claro, cuidado e apenas o essencial e aposte em várias fotografias de qualidade do seu produto.
8. Estabeleça parcerias
A blogosfera começou há mais de dez anos em Portugal mas só nos últimos anos em que se transformou neste boom mediático que transformou um simples diário online, num canal de publicidade. Siga a corrente e aproveite para estabelecer parcerias e levar mais longe o seu serviço ou produto.
9.Aposte nas redes sociais
Uma boa estratégia nas redes sociais, com as publicações adequadas nas horas certas, leva o seu produto e a sua marca a qualquer parte do mundo em segundos. Com a vantagem de que é muito mais barato publicitar nas redes sociais (pode até sair-lhe a custo zero). Em Portugal, o Facebook é a rede dominante e há alguns truques que deve saber.
- Faça, pelo menos, três publicações diárias: lembre-se que quem não é visto não é lembrado e trate de evitar que isso aconteça! Promoções, imagens inspiradoras, dicas e produto devem constar na sua página. Naturalmente, deve adaptar o conteúdo ao seu público para receber de volta gostos, comentários e, principalmente, partilhas.
- Escolha o horário certo para publicar: recomendamos que publique, pelo menos, às 8h, às 12h e às 19h mas vá adaptando de acordo com os resultados que conseguir. Se não recebe interação com as publicações ao final do dia, procure aquela que tem mais resultados.
- Aposte nas imagens: se quer divulgar um produto que tem na loja online, em vez de apenas colocar o link, publique a fotografia do produto e no texto do post coloque o link. Um estudo recente conclui que que as publicações imagem e um link conseguem 84% mais cliques do que as restantes.
- Incentive a ação: faça perguntas, promova sorteios, incentive a aproveitar sugestões ou a partilhar opiniões ou histórias. Lembre-se sempre de colocar um link para a loja online mas incentive a visita. Por exemplo: “Despache-se! A promoção termina às 00h de amanhã” ou “Passe na loja para conseguir o seu livro antes que esgote!”
10. Anuncie online
Com recurso aos anúncios do Facebook (Facebook Ads) ou da Google (Adwords), com um pequeno investimento pode conseguir um grande alcance, mais clientes e mais vendas.
Esperamos ter ajudado. Boas vendas!
Veja também: