Muita polémica se tem formado em torno dos preços das autoestradas no mês de agosto, nomeadamente no que à ponte 25 de abril diz respeito. No entanto, o Governo resolveu colocar um ponto final na especulação, avançando que serão aplicados descontos de 15% “a todos os veículos que circulem, a partir de 1 de agosto em determinadas autoestradas”. Segundo fonte oficial, as vias contempladas com os descontos serão maioritariamente localizadas no interior do país e no Algarve, nomeadamente as seguintes:
- A23 Torres Novas – Guarda,
- A22 (Lagos – Vila Real de Santo António)
- A24, entre Viseu e a fronteira de Vila Verde de Raia, no município de Chaves.
- A25, entre Albergaria-a-Velha e Vilar Formoso, mas não no troço inicial, que liga Aveiro a Albergaria-a-Velha.
Os descontos “estendem-se ainda à autoestrada A4, denominada Transmontana, entre Amarante e Quintanilha (Bragança), mas deixa de fora o troço daquela via entre Matosinhos (Porto) e Amarante. Ainda na A4, no Túnel do Marão, recentemente inaugurado, o preço praticado já abrange os 15% de desconto”.
O documento do Governo que avança esta informação revela que existiram “critérios de convergência económica e coesão territorial” para justificar alguns dos descontos, levando também “em conta critérios de poder de compra da população”.
Veja também: