Num alerta de segurança no Portal das Finanças, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) revela ter conhecimento que alguns contribuintes têm recebido mensagens de correio eletrónico supostamente provenientes da AT, as quais trazem um anexo para alegadamente se proceder à regularização da situação tributária.
Entre as mensagens fraudulentas incluem-se as que começam por dizer que está em curso uma atualização da lista de devedores na Internet, e que procuram convencer o contribuinte a proceder à regularização da sua situação tributária, para evitar que o seu nome passe a constar da referida lista, convidando-o a abrir o ficheiro (malicioso) em anexo.
Em caso algum efetue essa operação.
“Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas. O seu objetivo é convencer o destinatário a descarregar software malicioso” pelo que, “em caso algum”, os contribuintes devem efetuar esta operação, alerta a AT.
A par do alerta e de reforçar que “em caso algum” o contribuinte deve efetuar esta operação, a AT recomenda ainda a consulta de um folheto informativo sobre segurança informática que pode ser consultado no Portal das Finanças.