Share the post "Aveiro Tech Week: uma semana a lançar pontes para o futuro"
A Aveiro Tech Week está de volta à cidade, entre 11 e 17 de outubro, com um vasto programa onde tecnologia, cultura e arte sobem ao palco para talks, exposições, experiências e gaming. Os pontos altos são os eventos Criatech, Techdays Aveiro e Prisma/Art Light Tech, onde os participantes são desafiados a uma experiência imersiva em diferentes atividades e desafios, seja através de instalações artísticas de luz e som, performances, conferências ou laboratórios.
Contando com o carimbo do projeto Aveiro 2027 (cidade candidata a Capital Europeia da Cultura), o Aveiro Tech Week é uma oportunidade única para, durante sete dias, reafirmar o lugar de referência que a cidade tem vindo a conquistar na rota tecnológica nacional, juntando-lhe a cultura e arte como âncoras de um processo em crescendo de afirmação das indústrias tecnológicas e criativas da cidade.
Techdays Aveiro: construir o futuro
O evento Techdays Aveiro decorrerá sob o mote “Building our Future”, através de um programa de tech sessions, que irão juntar no mesmo palco oradores nacionais e internacionais, e onde se pretende debater a importância da tecnologia na gestão das cidades e no aumento da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos. Assim, serão dinamizados, durante a Aveiro Tech Week, diversos workshops, com transmissão em direto, dedicados a variadas temáticas, desde a Criatividade e Inovação aos Laboratórios Urbanos, passando pelo Emprego e Formação e pela Cidadania Ativa. A participação nas sessões é gratuita, mas sujeita a reserva, uma vez que há um limite de 310 participantes. Haverá ainda a possibilidade de assistir em live-streaming, através dos canais oficiais do evento.
Sendo a educação uma das apostas centrais do Município de Aveiro, este evento conta ainda com um conjunto de atividades que permitirão aos mais jovens o contacto com equipamentos e dinâmicas educativas, partilhando ainda com a comunidade a iniciativa Tech Lab, presente em todos os estabelecimentos de ensino da cidade no presente ano letivo.
Já o centro urbano da cidade de Aveiro será palco de um conjunto de exposições, destinadas a dar a conhecer diversos projetos inovadores e tecnológicos, assumindo o espaço público como local de excelência para a experimentação. É ainda uma forma de reforçar a importância da tecnologia como acelerador da inovação em prol do desenvolvimento económico e da qualidade de vida dos cidadãos.
Também com presença garantida nestes Techdays Aveiro está o Gaming. O Parque de Exposições de Aveiro terá um espaço especialmente dedicado a esta área e onde será possível participar em ações e atividades pré-programadas, com a marca “Magischot Gaming Network”. A ideia é apresentar e possibilitar a experimentação de video jogos, bem como a realização de torneios, em palco e em livestream.
Criatech: criação artística no espaço público
Exemplo claro da abrangência Aveiro Tech Week, é o evento Criatech, que entre os dias 11 e 16 apresenta um vasto programa expositivo, distribuído pela cidade. São propostas arrojadas e disruptivas, que visam promover a criação artística, unindo artes digitais e tecnologia no espaço público e patrimonial.
O objetivo desta iniciativa, que tem um caráter anual, passa por consolidar Aveiro como um território de excelência nesta área, potenciada não só pela ligação à indústria e pelo conhecimento científico, mas também pela tradição criativa, a resiliência e o espírito de iniciativa que se respira na cidade.
Prisma/Art Light Tech: uma nova luz sob Aveiro
Nos dias 15 e 16 de outubro terá lugar o festival Prisma/Art Light Tech, que tem na luz a sua matéria prima ao combinar instalações de arte contemporânea e atividades lúdicas em espaço público. A ideia do Prisma é mostrar Aveiro sob uma nova luz, um convite à redescoberta do território, num ambiente estimulante e participativo.
Assim, promove as indústrias criativas locais, estimula a cooperação entre criativos, estudantes e empresas, ao mesmo tempo que se assume como uma plataforma de inovação artística e tecnológica, contribuindo ainda para uma boa gestão ambiental, alertando para a necessidade da eficiência energética e convidando à mudança de paradigma no que à mobilidade diz respeito.
Durante sete dias, a Aveiro Tech Week será o pivot de um imenso palco, que se espraia por toda a cidade, numa proposta irresistível não só para toda a comunidade aveirense, mas também para todos aqueles que durante a semana rumem a um dos mais energéticos e inquietos municípios nacionais.