Teresa Campos
Teresa Campos
04 Jan, 2022 - 21:46

Baby led weaning: sabe do que se trata o método BLW?

Teresa Campos

Se tem crianças pequenas, fique a conhecer a fundo o método blw, uma forma alternativa de introdução alimentar. Saiba mais.

baby led weaning

A introdução alimentar pode ser uma fase desafiante para pais e educadores. A recetividade dos bebés aos novos alimentos nem sempre é a maior e, por isso, é um momento que suscita várias dúvidas. Um método de introdução alimentar possível é o: baby led weaning.

Certamente, já ouviu falar do termo blw. Mas será que sabe exatamente em que ele consiste? Nós explicamos tudo a seguir.

O que é o baby led weaning?

De forma simples e sintética, o método baby led waning propõe que seja a própria criança a comer os alimentos, pegando neles com a mão e levando-os a boca, sem usar quaisquer talheres, nem partindo ou esmagando os ingredientes, como é mais convencional fazer-se.

Este método popularizado há mais de 10 anos e que continua em voga, pode ser posto em prática a partir dos 6 meses de idade do bebé, altura em que ele já é capaz de agarrar em pedaços ou tiras de alimentos sólidos.

Assim, no método baby led weaning, não se usam colheres, nem se esmaga, tritura ou esfia os ingredientes. Deste modo, o bebé adquire maior autonomia, no que respeita à sua alimentação. Porém, tal não é sinónimo de que não se deva supervisionar o bebé na hora da refeição, pois o risco de engasgamento é grande nos bebés desta idade.

Um aspeto positivo do baby led weaning é que, através deste método, o bebé é mais precocemente incluído nas refeições de família, estando presente à mesa e, inclusive, comendo alguns dos alimentos que a família está a comer.

Para pôr corretamente em prática o método baby led weaning, é ainda essencial que o bebé esteja adequadamente sentado, tenha tempo para comer calmamente e se possa sujar.

baby led weaning

Algumas vantagens do baby led weaning

Entre os benefícios da aplicação deste método de introdução alimentar estão:

  • fomento da independência e da confiança do bebé;
  • melhoria da coordenação visual-motora do bebé;
  • desenvolvimento da mastigação do bebé;
  • fortalecimento do vínculo entre o bebé e os pais e familiares;
  • estímulo dos sentidos do bebé;
  • prevenção de situações de rejeição alimentar.
Sopas para bebé na Bimby: 3 receitas simples e saborosas
Veja também Sopas para bebé na Bimby: 3 receitas simples e saborosas

Mas, então, o baby led weaning é o método de introdução alimentar mais apropriado?

Não há uma só resposta para esta pergunta. Não só porque ainda existem poucos estudos sobre o baby led weaning, mas também porque o melhor método de introdução alimentar vai sempre variar de bebé para bebé e de família para família. Certo é que o baby led weaning exige mais tempo, pois implica o respeito pelo tempo que o bebé demora a alimentar-se.

Se nunca experimentou este método e não está certo se é a melhor opção para o seu bebé, pode sempre optar por um modelo misto em que, por exemplo, oferece alimentos esmagados ao bebé mas, em vez de lhos dar a boca, pode deixar que seja o bebé a pegar neles com as mãos e a levá-los à boca. Assim, há uma maior estimulação dos sentidos e da coordenação motora da criança.

Ideias importantes a reter

Mais importante do que o método de introdução alimentar seguido por cada família, são os alimentos que são oferecidos à criança e que devem ser reflexo de uma dieta variada e equilibrada.

Portanto, desde cedo, é essencial que o bebé se habitue a comer frutas e legumes, assim como grãos e proteínas. Além da educação alimentar, uma dieta rica e nutritiva contribui para o adequado crescimento e desenvolvimento do bebé.

Caso deseje seguir o método baby led weaning, fale com o pediatra do seu bebé, de modo a perceber melhor como pode pôr este método em prática, tendo em conta as caraterísticas individuais do seu bebé.

Veja também