Badajoz é uma cidade repleta de história, passado e muitos monumentos e uma referência incontornável da região da Estremadura.
A cidade está ainda ligada ao início da nacionalidade, uma vez que foi ali, em 1169, que o nosso primeiro rei, Afonso Henriques, se magoou com gravidade numa perna, ao bater contra o ferrolho de uma das portas da cidade, durante uma das muitas batalhas que teve contra castelhanos e mouros. Dizem os historiadores que nunca mais foi o mesmo.
Porém, Badajoz é um cidade lindíssima e basta conhecer a sua grande catedral, as suas pontes e a sua paisagem para perceber por que faz sentido, assim que seja possível, programar uma escapadinha até lá. Assim, fique desde já a conhecer as suas principais atrações e mergulhe nos encantos e riquezas deste destino vizinho.
O que é imprescindível ver em Badajoz
Praça Alta
É um dos espaços icónicos de Badajoz que já funcionou como o centro e o próprio coração da cidade e, atualmente, é aí que funciona o Campus da Universidade. Trata-se de uma praça quadrangular, plana e ampla, que exibe belas construções e uma curiosa cerca árabe, percorrida por pórticos e arcadas.
Torre de Espantaperros
Um dos monumentos mais representativos e com mais destaque na cidade, esta torre tem cerca de 30 metros de altura, planta octogonal e corpo quadrangular. Como grande parte destas torres, a sua função primitiva era a vigia.
Junto a esta torre, encontra-se um edifício do século XVI, La Galera, que teve as funções de câmara municipal, paiol ou celeiro, hospício, prisão, e museu arqueológico. Ao redor existe um belíssimo jardim, repleto de vestígios arqueológicos.
Alcazaba
Situada na parte mais alta da cidade de Badajoz, este aglomerado foi construído no ano de 875. Tinha três portas principais e vários torreões. No seu interior, encontrava-se o casario, três mesquitas e sumptuosos palácios. Atualmente, pode visitar aí o Museu Arqueológico Provincial.
Fortificações de Vaubán
Uma obra da segunda metade do século XVII, construída em pedra, tijolo e cal. Um complexo sofisticado e que é um excelente exemplar do melhor da engenharia militar da época. A muralha conta com oito baluartes, todos dispostos para o sul.
Porta das Palmas
Outro monumento muito representativo da história da cidade. Uma porta que se encontra em frente da ponte de Palmas e que se apoia em dois cilindros coroados por ameias e rodeados na parte superior e na base por cordões decorativos.
Ao longo dos anos, esta porta sofreu várias remodelações e usos. Serviu de acesso fortificado da cidade e, também, de ponto de controlo para efeitos fiscais. Atualmente, faz parte do património e da lista de monumentos de Badajoz.
Museu Arqueológico
Uma mansão senhorial fortificada, construída em alvenaria de pedra e tijolo, durante os séculos XIV e XV. Tem um aspeto sólido, sendo composta por quatro torres angulares. No interior, possui um claustro mudejár. Durante muitos anos, serviu de residência, mas atualmente é sede do Museu Arqueológico Provincial.
Catedral de São João Baptista
Também conhecida como Catedral de Badajoz, esta igreja fica na Praça de Espanha, no centro da cidade. É a sé da Arquidiocese de Mérida-Badajoz. Foi declarada Monumento Histórico-Artístico. O aspeto atual do edifício é reflexo de diversas intervenções que se realizaram ao longo dos séculos. Foi aqui que tiveram lugar os esponsais do rei Fernando VI com a infanta portuguesa Maria Bárbara de Bragança.
Câmara Municipal
O edifício da Câmara Municipal também merece uma visita. Foi construído nos finais do século XVIII e destaca-se pelo seu aspeto clássico, equilibrado e harmonioso. A arcada, no andar térreo, oferece ritmo e elegância a um edifício cheio de simbolismo e imponência.
Museu de Badajoz
O Museu da Cidade de Badajoz foi inaugurado em 2001 e é um espaço inovador. Ele pretende divulgar informação sobre a história, passada e presente, de Badajoz. O museu situa-se na zona antiga da cidade e possui uma sala de exposições.