Cidade extremamente convidativa, aqui não faltam pontos de elevado interesse arquitetónico, cultural, gastronómico e lúdico, para não falar da tentação que são as suas lojas. Mas ocupando uma área tão extensa, quais os bairros e ruas de Barcelona de visita obrigatória?
A resposta está no guia que se segue, onde lhe mostramos as zonas e as ruas mais interessantes da capital da Catalunha, e por onde caminhar e passear será um prazer.
Os bairros e ruas de Barcelona obrigatórios
Eixample
O nome significa “extensão” e remete para a zona da cidade desenhada a régua e esquadro por Ildefonso Cerdá no século XIX. É uma das zonas centrais da cidade, onde vai poder encontrar ex-libris como a Igreja da Sagrada Família e outras obras emblemáticas de Gaudí como o edifício La Pedrera e a Casa Batlló. No Paseo de Gràcia, perfilam-se as lojas de luxo das mais exclusivas marcas internacionais, como Chanel, Prada, Armani, Valentino e Max and Co, para designar apenas algumas.
As compras podem continuar, agora em lojas mais acessíveis, na movimentada Rambla de La Catalunya. Para os amantes de arte contemporânea, a visita à Fundacão Antoni Tapies é igualmente obrigatória. Se o tempo o permitir, descanse sobre a relva no Parque Joan Miró, onde se destaca a imponente escultura colorida deste artista. Na outra ponta do parque fica o shopping Arenas, que ocupa a antiga praça de touros da cidade.
Bairro Gótico e El Born/ La Ribera
O Bairro Gótico é a cidade antiga e sem dúvida que não podia ficar de fora num guia sobre os melhores bairros e ruas de Barcelona. Ruas estreitas e labirínticas escondem vários tesouros e vão dar a encantadoras praças pitorescas. Pode aceder ao bairro pelas transversais de La Rambla – a famosa e movimentada artéria pedonal arborizada, que une a Praça da Catalunha à frente marítima da cidade e que também é digna de uma boa caminhada.
É no Bairro Gótico que irá encontrar a Praça Real, a Catedral de la Santa Cruz y Santa Eulalia, a Basílica de Santa Maria del Pi, os imperdíveis Museu Picasso e Palácio da Música Catalã, ou a curiosa e romântica “ponte” entre edifícios no Carrer del Bisbe, entre muitos outros locais de interesse. Lojas, restaurantes e bares dão ainda um colorido especial a este bairro medieval cheio de história.
Na continuação do Bairro Gótico e muitas vezes se confundindo com este, irá encontrar as ruas igualmente animadas do El Born/La Ribera, que goza da sua proximidade ao mar. Galerias de arte, lojas irreverentes de jovens criadores e artesanato original são parte da oferta desta zona. Uma vez aqui, não deixe de dar um salto ao Mercado de Santa Caterina.
El Raval
Continuando na área histórica da “ciutat vella”, passear pelo revitalizado bairro El Raval é igualmente obrigatório. Antes uma zona conotada com casas noturnas de frequência bastante questionável, hoje o El Raval fervilha de criatividade e é um dos bairros da moda da cidade, com lojas, galerias de arte e bares originais e irreverentes, onde é possível contactar com uma mescla de culturas e nacionalidades: aqui falam-se pelo menos 20 línguas diferentes.
Também conhecido por “Barrio Chino”, devido, precisamente, à significativa presença de orientais, El Raval fascina pela sua imprevisibilidade e diversidade excêntrica. Deixe-se surpreender por praças e tesouros arquitetónicos que não se apanham num primeiro olhar desatento, pelas lojas intrigantes, pelos museus e galerias de arte vanguardistas e pelo espírito de liberdade e loucura que se sente no ar.
Gràcia
Animação discreta e boémia elegante: parece contraditório mas é o espírito do Bairro de Gràcia, um pouco afastado do centro. Aqui, as esplanadas são usufruídas sem pressas, por pessoas de todas as gerações, sendo uma zona especialmente frequentada por designers e outros profissionais criativos. Sente-se a qualidade de vida neste bairro familiar e é um dos mais procurados para viver em Barcelona. As vistas sobre a cidade são privilegiadas, nomeadamente no Parque Güell, essa obra surrealista de Gaudí.
Nas ruas e nas praças, os pequenos detalhes arquitetónicos, como as janelas com persianas de madeira coloridas e ornamentos barrocos, assim como o simpático comércio tradicional, reforçado por novos conceitos, como as lojas de produtos biológicos, tornam a Gràcia cada vez mais apetecível. Em agosto, não perca a “Festa Major de Gràcia”, que deixa as ruas engalanadas, com decorações exuberantes e multicolores.
La Barceloneta e Poblenou
E não podíamos terminar este guia dos melhores bairros e ruas de Barcelona, sem passearmos junto ao mar, pelas ruas e praias de La Barceloneta e Poblenau, não fosse esta a cidade europeia com a maior frente marítima integrada na sua área central. Reestruturada e renovada com os Jogos Olímpicos de 1992, a zona piscatória de Barcelona é hoje uma ampla área de lazer, muito procurada por jovens e famílias. Rampas de skate, ciclovias, esplanadas tentadoras e o mar como pano de fundo.
O Museu Marítimo, o Aquário e o Zoo de Barcelona ficam em Barceloneta – uma zona especialmente imperdível se viajar com crianças. Se andar um pouco para leste vai encontrar o Porto Olímpico e Poblenau, uma zona de restaurantes, bares e discotecas, onde pode apreciar a famosa Torre Agbar, de Jean Nouvel, sem dúvida um dos principais símbolos da Barcelona moderna.
Veja também: