Portugal é o lar de alguns dos baloiços panorâmicos mais deslumbrantes do mundo, onde vistas de cortar a respiração se juntam a experiências emocionantes.
Situados em praias, falésias e picos de montanhas, estes baloiços oferecem não só uma onda de emoção, mas também vistas arrebatadoras das mais diversas paisagens de Portugal.
Desde os vales verdejantes do Douro até à costa do Algarve, cada baloiço oferece uma perspetiva única da beleza natural do país, convidando os aventureiros a voar alto e a mergulhar num cenário inesquecível.
Com isto em mente, a Holidu, um dos portais de reservas de casas de férias mais conhecidos da Europa, utilizou o número de comentários e número de estrelas do Google e do website Baloiços de Portugal para calcular os baloiços panorâmicos mais conhecidos de Portugal.
Baloiços que deve mesmo visitar em Portugal
Há inúmeros baloiços panorâmicos um pouco por todo o país. Uns melhores, outros piores, com paisagens mais ou menos deslumbrantes. mas a verdade é que podem constituir uma boa oportunidade para conhecer alguns recantos de Portugal que, regra geral, passam à parte dos grandes roteiros turísticos. Fique então com esta lista e faça-se ao caminho.
Baloiço do Trevim
Em primeiro lugar na classificação temos o Baloiço do Trevim. Um dos baloiços panorâmicos mais emblemáticos de Portugal, que conta com 2343 comentários no Google.
Situado no ponto mais alto da Serra da Lousã, com mais de 1200 metros, é sem dúvida um baloiço a não falhar.
O Baloiço do Trevim foi originalmente construído por uma organização local para incentivar as pessoas a apreciar a beleza da região da Lousã e, desde então, tornou-se uma atração popular para os amantes da natureza e aventureiros.
Baloiço da Ladeira
O Baloiço da Ladeira encontra-se no segundo lugar do ranking com 1286 comentários e uma classificação de 4.6 estrelas.
Também conhecido como o baloiço da Nazaré, proporciona uma experiência serena e envolvente, onde os visitantes podem relaxar e apreciar o mar e o pôr do sol. Sem dúvida um dos baloiços mais emblemáticos do Oeste e de Portugal.
Baloiço do Mezia
O Baloiço do Mezio com 1104 comentários encontra-se no lugar mais baixo do pódio. Situado no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, é um baloiço panorâmico que mergulha os visitantes na beleza de uma das reservas naturais mais bonitas do país.
Baloiçar aqui é uma experiência quase mágica, com o ar fresco da montanha e o canto dos pássaros ao longe. É um local de visita obrigatória para quem visa captar a essência deste parque nacional e desfrutar de um momento de ligação tranquilo com a natureza.
Baloiço do Bestança
Em quarto lugar temos o Baloiço do Bestança com 545 comentários no Google. Situado muitíssimo perto de Cinfães, ainda é um desconhecido para muitos. Inserido no vale do rio Bestança esconde cenários naturais deslumbrantes e recantos de beleza única.
Este baloiço é uma atração turística singular que conquista o coração dos visitantes. Composto apenas por um assento de madeira suspenso por dois cordéis presos a um tronco, o baloiço oferece uma vista espetacular sobre as águas cristalinas do riacho e a beleza natural circundante.
Baloiço das Piscinas da Nossa Senhora da Piedade
A meio da tabela, com 463 comentários, temos o Baloiço das Piscinas da Nossa Senhora da Piedade. Situado na zona da Lousã é um local de rara beleza natural perfeito para tirar as melhores fotografias. Considerado o irmão do muito famoso Baloiço do Trevim, este é também digno de visita, já que o seu conceito é muito diferente.
Enquanto o Baloiço do Trevim se situa num dos pontos mais altos da Serra da Lousã, o Baloiço das Piscinas da Nossa Senhora da Piedade encontra-se numa praia fluvial. Tenha em atenção que por vezes este baloiço é removido por questões de segurança, podendo não estar disponível.
Quem termina o top 10?
É claro que haverá muitos outros baloiços a merecer distinção, mas são estes que fecham o top 10, de acordo com as preferências registadas online: Baloiço do Rio (Oliveira de Frades), Baloiço da Boneca (Serra da Boneca, Douro), Baloiço de Alburitel (Serra de Alburitel, Ourém), Baloiço 440 (Fafe) e Baloiço Cais da Cambeia (Murtosa).