Share the post "Época balnear: há mais praias com Bandeira Azul em Portugal"
A época balnear 2020, que começa a 1 de junho, vai contar com 360 praias com bandeira azul. Este lote, que conta conta 322 praias costeiras e 38 fluviais, tem 11 novas praias, 3 reentradas e uma saída de 6 praias.
O Algarve continua a ser a região com maior número de bandeiras azuis, seguida do Norte e do Tejo, esclareceu, esta quarta-feira, a Associação Bandeira Azul (ABA), em conferência de imprensa no Aquário Vasco da Gama, em Oeiras.
O Algarve conta com 87 praias galardoadas, seguido do Norte (76), da região do Tejo (57), da região Centro (46), dos Açores (42), do Alentejo (36) e Madeira (16).
À lista de praias aprovadas adicionam-se 11 entradas e 3 reentradas, nomeadamente:
- Castelo do Queijo (Norte)
- Árvore (Norte);
- Pedrógão Sul (Centro);
- Mamôa (Centro);
- Costa de Lavos (Centro);
- Caxias (Tejo);
- Paço d’Arcos (Tejo);
- Foz do Sizandro (Tejo);
- Amieira (Alentejo);
- Marina de Portimão (Algarve);
- Sargentos (Açores);
- Prainha (Açores);
- Barro Vermelho (Açores);
- Banda D’Além (Madeira).
Das novas praias, destaque para a estreia de algumas de zona urbana, tal como as de Caxias e Paço d’Arcos, em Lisboa, e a do Castelo do Queijo, no Porto.
No caso da região Tejo, nota para os concelhos de Cascais e Sintra, sempre muito procurados no Verão, mas que continuam a não querer candidatar-se a este prémio da ABA.
Quanto às regras a adotar na frequência das praias, a ABA salienta que cabe a todos a responsabilidade de respeitar as regras sanitárias decretadas pelas autoridades de saúde.