Sara Piteira Mota
Sara Piteira Mota
25 Set, 2017 - 06:00

Cuidado com o barulho na suspensão dianteira do carro

Sara Piteira Mota

Se surgir algum barulho na suspensão dianteira do carro deverá falar com o seu mecânico.

Cuidado com o barulho na suspensão dianteira do carro

​Se o seu veículo faz um barulho na suspensão dianteira, então fique atento. Os ruídos vindos da parte da frente do carro, bem como algum desconforto e instabilidade na direção, e até mesmo um desgaste irregular dos pneus, são sintomas de que pode haver algo errado na suspensão.

Além do incómodo, estas ​​falhas podem até colocar a vida do condutor e passageiros em risco, pois dificultam o controlo do carro. Por essa razão, é conveniente dirigir-se a uma oficina e fazer um diagnóstico completo ao veículo, pois o conjunto de suspensão é formado por várias peças que têm diferentes funções.

Barulho na suspensão dianteiro: a sua importência

A suspensão do automóvel é um dos sistemas mais importantes para o funcionamento adequado deste, pois é a peça que garante a estabilidade do carro e absorve os impactos do solo, ao mesmo tempo que proporciona um maior conforto para o condutor e passageiros. Por estas razões, é importante que o motorista fique atento ao desempenho da suspensão do veículo e mantenha as devidas manutenções.

placeholder-1x1

Por norma, os barulhos mais comuns acontecem na parte da frente do automóvel pois o peso do motor exige muito mais da suspensão dianteira. Os problemas mais frequentes são nos amortecedores, molas e buchas da barra estabilizadora.

Um componente que costuma apresentar um barulho característico quando está desgastado é o cabeçote do amortecedor. Trocar esta peça é um serviço que não leva muito tempo, podendo ser executado numa 1 hora por mecânicos profissionais.

Como descobrir o tipo de barulho na suspensão dianteira

Alguns barulhos do automóvel são fáceis de identificar, mas outros podem exigir várias horas de pesquisa e trabalho. Para acabar com estes ruídos é conveniente que seja o condutor habitual a levar o veículo ao mecânico, pois todas as informações são importantes para perceber qual a origem do barulho.

Quando chegar à oficina descreva se o barulho ocorre em subidas, descidas ou quando vira para direita ou esquerda, ou ainda se acontece quando o carro vai com mais velocidade ou devagar. Pode também ouvir um ruído quando pára o veículo ou arranca, e ainda quando passa em lombas ou buracos.

Por isso, depois de descrever o barulho sugerimos ainda que dê uma volta com o seu mecânico de confiança para que possa identificar o ruído que o preocupa. Um mecânico experiente vai conseguir perceber se este barulho é um ranger, se são estalos, se é ferro que bate em ferro ou um click.

Amortecedores e molas

Os amortecedores e as molas compõem a principal função de amortecimento da suspensão dianteira em relação à instabilidade do solo. A mola, por ter imensa flexibilidade, é o componente mais eficiente para “filtrar” as imperfeições do solo. No caso do amortecedor, que atua em conjunto com a mola, ajuda a amenizar as irregularidades da estrada.

Uma vez que ambas as peças atuam em conjunto, estes dois componentes devem ser inspecionados quando o automóvel atinge os 20 mil quilómetros e depois trocados aos 40 mil quilómetros ou de acordo com a recomendação do fabricante. Existem casos em que o veículo pode chegar aos 50 mil quilómetros sem existir necessidade de trocar as molas e os amortecedores. No entanto, pela má qualidade das ruas, que muitas vezes apresentam buracos, é importante que o condutor fique atento ao barulho da suspenção dianteira.

Veja também: