A presença de barulho no motor é um sintoma claro de que algo não funciona corretamente. A identificação da fonte do ruído e da sua causa pode fornecer pistas essenciais, embora não definitivas, para a resolução da falha. As causas podem ser variadas e tem mesmo de estar atento para agir de forma rápida e eficaz.
Ao longo deste artigo descrevemos alguns dos tipos de ruídos mais comuns que podem ser encontrados num motor.
Sabemos que pode ser uma tarefa difícil, mas tenha calma: respire fundo e tente perceber a origem do barulho no motor.
Esteja atento ao painel de instrumentos do automóvel e confira se alguma das luzes de aviso está ligada – em caso afirmativo, confira o manual de instruções do veículo para tentar descortinar quais as possíveis causas e, claro, como deve atuar corretamente e segura para si e para o carro.
Oiço barulho no motor: e agora?
As despesas com o motor podem ser dispendiosas e, por isso, é importante, que esteja atento a todos os ruídos estranhos:
Som ao virar
Se este ruído ocorrer apenas em curva, é uma indicação de que o nível de óleo no carter é insuficiente. Ao virar, o motor está quase seco, daí este ruído. Pode ser também uma fuga nos injetores do veículo.
Som agudo nas subidas
Se, nas subidas, ouve um barulho no motor mais agudo, como se estivesse a “gritar”, poderá estar perante um caso de excesso de carvão nas câmaras de combustão.
Ruído contínuo
Se, ao arrancar em frio, ouve um barulho constantemente na parte superior poderá estar com folga nas válvulas. Este som é normalmente rítmico, sincronizado com o motor.
Som estridente
Pode estar perante problemas na correia de transmissão ou de serviço.
Golpes ou pancadas metálicas
Este é um ruído metálico que ocorre na câmara de combustão. Uma das razões pode ser a má qualidade do combustível, uma mistura ar/combustível com excesso de oxigénio ou um mau distribuidor.
Ruído do anel do pistão
Reminiscente de um ruído metálico. Ocorre quando estes anéis ou anéis estão partidos, ou desgastados. Uma das consequências é o aumento do consumo de combustível.
Ruído residual
Este é o som que ocorre após a chave ter sido retirada da ignição. É um som residual causado pelos pistões e dura um curto período. Difere de bater com o motor porque não tem um anel metálico. Pode ser causado por acumulação excessiva de carbono, mau ajuste do veículo ao ralenti ou porque o motor funciona a uma temperatura demasiado elevada.
Mais uma vez deixamos o alerta: esteja atento aos barulhos do veículo. Uma atuação rápida pode evitar muitas dores de cabeça desnecessárias, além de fazê-lo poupar centenas de euros.
Aos primeiros sinais de problemas não adie a ida a uma oficina – procure a ajuda de profissionais especializados: vá ao seu mecânico de confiança e evite avarias complexas e que o obriguem a ficar sem o seu veículo durante longos períodos. Não arrisque tornar um problema simples numa questão crónica e dispendiosa.
Dicas para aumentar a longevidade do motor
Antes de terminar, para evitar o barulho no motor, saiba como ajudar a aumentar a sua longevidade com estas dicas.
Arrancar à temperatura certa
Se quer prolongar a vida útil do motor do seu veículo, não o force a frio. Arranque sempre de forma suave quando o motor estiver com uma temperatura abaixo do normal.
Respeitar a rotação e engrenagens das mudanças
Evite forçar a rotação máxima do veículo e respeite o tempo de passagem de mudança em relação às respetivas rotações do automóvel. Se ainda não tem um indicador de passagem da caixa de mudança esteja atento ao barulho no motor: vai conseguir perceber quando deve fazê-lo sem prejudicar o desempenho do automóvel.
Líquidos do veículo
Mudanças regulares de óleo, mudanças de filtro do motor e verificações regulares de nível são a forma mais simples e menos dispendiosa de manter o seu carro em bom estado, assim como o motor.
Colocar regularmente o motor a trabalhar
Se normalmente utilizamos o nosso carro na cidade, é importante que periodicamente (uma vez por mês) saiamos na estrada ou autoestrada onde podemos pressionar o acelerador para permitir que o motor e todas as suas engrenagens descarreguem e não fiquem atrofiados.
Visitar a oficina
Outra dica é a ajuda profissional. Quando ouvir barulho no motor e aparentemente não consegue identificar a causa, recorra a um especialista. O seu mecânico de confiança será sempre uma ajuda para evitar males maiores.
Com efeito, após esta leitura, sons estranhos ou ruídos constantes no motor não têm de ser uma dor de cabeça. Isto porque, agora tem um ponto de partida para a sua resolução.