Miguel Pinto
Miguel Pinto
06 Fev, 2025 - 16:30

Bateria do carro está fraca? Os sinais a que deve estar atento

Miguel Pinto

Saiba identificar os principais sinais de que a bateria do carro está fraca para evitar ser apanhado de surpresa na estrada.

bateria está fraca

Tal como as baterias de um telemóvel, também as baterias dos carros têm um prazo de vida. À medida que vão perdendo capacidades, o seu automóvel vai enviando sinais de que a bateria do carro está fraca.

A bateria é uma das peças fundamentais do seu carro. Não só serve para que possa pôr o seu carro a trabalhar, mas também é ela que faz com que funcionem alguns componentes de segurança, como as luzes, a buzina ou a direção assistida.

Para além disso, é também a bateria que fornece energia ao seu rádio (e convenhamos que uma viagem sem rádio não será propriamente agradável).

Tendo em conta a sua importância, é igualmente fundamental conhecer o seu automóvel e os sinais que lhe dá. Se, por um lado, o problema pode ser simples, por outro pode implicar a substituição da bateria, por exemplo.

Neste caso, e ainda que não seja uma tarefa propriamente difícil mudar a bateria em casa, deverá sempre consultar um mecânico antes de o fazer. Desta forma, certifica-se de que este é o realmente o problema do seu carro.

Sinais de que a bateria do carro está fraca a que deve estar atento

As baterias são constituídas, no seu interior, por placas de chumbo metálico e placas revestidas de peróxido de chumbo, mergulhada em uma solução aquosa de ácido sulfúrico, chamada de eletrólito. Estes componentes armazenam a energia sob a forma química e transformam-na em energia elétrica.

O funcionamento das baterias é, na verdade, um processo químico relativamente simples de compreender. Ora, as placas de chumbo metálico produzem iões negativos, e as placas de peróxido de chumbo produzem iões positivos.

Como as baterias são um circuito fechado, uma mistura aquosa constituída por água e ácido sulfúrico, faz com que haja uma reação química constante entre os iões positivos e negativos produzidos pelas placas. E assim se produz energia.

No entanto, a energia armazenada pela bateria é apenas suficiente para colocar o seu carro a funcionar, e de seguida continua a ser carregada por um componente chamado alternador. Caso o alternador não esteja a funcionar, a energia da bateria não será suficiente para dar constantemente energia às velas do seu carro, que são responsáveis pela ignição. Como tal, não haverá combustão, ou seja, o seu carro vai deixar de funcionar.

Uma bateria tem um ciclo de vida de aproximadamente 4 anos. Contudo, a data de validade não é linear e existem épocas do ano específicas que podem fragilizar o funcionamento da bateria, como por exemplo o calor extremo do verão, ou o frio rigoroso do inverno.

Qualquer reação química é afetada pela temperatura, e as reações que se dão no interior das baterias não são excepção.

Se estiver atento, notará alguns sinais de que a bateria do carro está fraca. Fique a conhecer alguns agora.

mecânico a analisar sinais de que a bateria do carro está fraca
1

Luzes com pouca intensidade

Se nota que as luzes do seu carro estão com menos intensidade do que o habitual, quer as luzes exteriores quer as interiores ou do painel de instrumentos, talvez seja um sinal que a sua bateria não está a funcionar em perfeitas condições.

Isto pode ser um problema relativo à idade da bateria, ou pode haver algum problema com o alternador do seu carro que não está a carregar a bateria correctamente.

2

Carro demora muito a ligar

Se o motor do seu carro demora demasiado tempo a ligar, então a sua bateria também poderá não estar boa. O motor de arranque deverá funcionar menos de 1 segundo até o “coração do seu carro começar a bater”.

É natural que nos meses de muito calor ou de muito frio este tempo seja ligeiramente superior, mas não deverá ter que dar à ignição mais do que uma vez até que o seu carro ligue.

Caso note esta falha no seu veículo, é provável que a bateria não esteja totalmente funcional.

3

Polos oxidados

Como vimos, a bateria é composta por ácidos bastante corrosivos e trabalha sob reações químicas. Com o passar do tempo, é normal que os componentes comecem a perder qualidades e, eventualmente, alguns resquícios de ácido possam escapar.

Caso note algum pó esverdeado nos polos (parte superior da bateria geralmente protegida por capas vermelhas e pretas), esteja alerta. Este pó pode criar uma barreira no circuito entre o alternador e a bateria e impedir que o alternador a carregue corretamente.

Para tentar remover a oxidação dos polos, deve desconectar os terminais da bateria, desapertando os cabos que conectam o alternador aos polos e limpando os polos com o auxílio de uma lixa.

Nota: A cor vermelha ou sinal (+) correspondem ao polo positivo. A cor preta ou sinal (-) correspondem ao polo negativo. Jamais junte os dois cabos sob risco de poder apanhar um choque elétrico de moderada intensidade.

4

Baixa voltagem

Deve efetuar com regularidade testes à bateria do seu carro, ligando os polos positivo e negativo a um voltímetro. Caso o resultado da leitura seja inferior a 12V, a sua bateria não está em condições de alimentar a parte eléctrica do seu carro.

Neste caso, mais tarde ou mais cedo, não lhe será permitido sequer ligar a ignição para pôr o carro a trabalhar.

5

Problemas com fecho centralizado

Se já lhe aconteceu fechar o seu carro mas este abrir novamente, ou estar aberto e fechar inesperadamente, este é um dos sinais de que a bateria do carro está fraca. O fecho centralizado é comandado pela bateria do carro e depende desta para funcionar corretamente.

Dicas úteis para prolongar a vida da bateria do seu carro

Para evitar estes problemas no futuro, há alguns truques que poderá adoptar para minimizar o impacto do desgaste da bateria no seu carro. Por exemplo:

  • Caso vá deixar o carro parado durante um longo período de tempo (5 dias, por exemplo), deverá desconectar os cabos que ligam o alternador aos polos da bateria;
  • Evite deixar as luzes ou qualquer outro componente elétrico ligados enquanto o motor do carro não estiver a trabalhar;
  • Evite pôr o carro a trabalhar com as luzes ligadas ou o rádio a funcionar. Isto exigirá um esforço adicional da bateria e diminuirá a sua vida útil;
  • Ligue o carro frequentemente, pelo menos duas vezes por semana, mesmo que não faça nenhum quilómetro com ele. Desta forma o alternador carregará a bateria.
Veja também