Share the post "Sabe porque é que o bebé deve dormir de barriga para cima?"
Se foi mãe ou pai recentemente, certamente foi aconselhada/o a deitar o seu bebé de lado ou de barriga para cima, mas nunca de barriga para baixo. Mas sabe porque é que o seu bebé deve dormir de barriga para cima?
A síndrome de morte súbita é a razão pela qual o bebé deve dormir de barriga para cima. Desde que esta prática de dormir de barriga para cima foi aplicada aos bebés mais pequeninos, o número de casos de síndrome de morte súbita diminuiu significativamente.
O que é a síndrome de morte súbita?
A síndrome de morte súbita está relacionada com a morte inexplicável de crianças aparentemente saudáveis no primeiro ano de vida. Não havendo uma explicação clara do que dá origem a esta situação, a posição do bebé no berço é apontada como uma das possíveis causas.
Acredita-se que deitar de barriga para baixo é um fator de risco, e que pode levar à asfixia do bebé nos lençóis, à respiração do próprio ar expirado, ou até ao sobreaquecimento por diminuição de perda de calor pelo rosto e pela cabeça, daí que se informe os pais que o bebé deve dormir de barriga para cima.
Esta síndrome diminui progressivamente a partir do 6º mês de vida, acontece geralmente em casa, com o bebé deitado no berço.
7 dicas para manter o bebé mais seguro enquanto dorme
1) Coloque o bebé num berço seguro, com um colchão firme e bem adaptado ao berço;
2) O cobertor não deve ultrapassar os ombros para evitar o sobreaquecimento;
3) Não coloque no berço almofadas ou fralda, pois podem abafar o bebé, nem brinquedos, pois pode magoar-se;
4) Não deixe que o seu bebé fique muito quente enquanto dorme. Mantenha o quarto com temperatura confortável;
5) A chupeta reduz o risco de morte súbita, mas se o bebé rejeita não force;
6) Durante o dia, deixe o bebé brincar de barriga para baixo para fortalecer os músculos do pescoço;
7) A posição mais segura para colocar o bebé no berço é de costas. Dormir de lado não é tão seguro como de costas. Quando são deitados de costas, os bebés não bolçam nem aspiram mais o vómito do que se estiverem em qualquer outra posição.
Como conclusão
Ao abordar esta temática importa referir a velha máxima “nem sempre, nem nunca”. Há situações específicas em que pode haver uma indicação clínica para o decúbito ventral (de barriga para baixo).
Nestas situações, como forma de contribuir para a prevenção da morte súbita, recomenda-se a utilização de um colchão firme, bem adaptado às dimensões do berço, bem como não cobrir demasiado o bebé.
No entanto, dormir de barriga para baixo só deve acontecer em casos em que haja uma indicação médica para tal. Caso contrário, o seu bebé deve dormir de barriga para cima, posição que lhe permite respirar o ar ambiente normalmente.
Veja também: