Share the post "Beber café em jejum: será mesmo a melhor forma de começar o dia?"
Para muitas pessoas é extremamente difícil evitar beber café em jejum e fazer do pequeno-almoço a refeição mais importante do dia, ainda que esta seja a recomendação número 1 dos nutricionistas e mães em qualquer lugar do mundo.
Muitas vezes é mais fácil apostar numa chávena de café para começar bem o dia, em vez de consumir uma refeição completa com cereais, ovos e tostas.
A falta de apetite pela manhã não é incomum e tem uma explicação: quando acordamos o estômago está vazio e ainda não se encontra 100% em funcionamento. Porém, saltar a primeira refeição do dia não faz bem à saúde e ao metabolismo, e é necessário comer qualquer coisa – mesmo sem muita fome.
Beber café em jejum? Evite
Saiba as razões pelas quais beber café logo ao acordar não é tão boa ideia quanto parece, e espreite as dicas para conseguir uma relação mais saudável com o pequeno-almoço.
Não falta quem aposte numa boa chávena de café preto em alternativa aos cereais, por exemplo. É normal que o café seja visto nesta situação como um substituto que fornece muita energia.
O problema de beber café em jejum é que a bebida não contém calorias, quando consumida pura, e por isso, não fornece energia. O que é sentido pelo corpo é apenas o efeito da cafeína.
Como preparar o corpo para o pequeno-almoço
Para quem acorda com náuseas e não consegue pensar em comida antes da primeira chávena de café, existem algumas dicas que podem facilitar a mudança de hábitos.
Certas opções funcionam de maneira a preparar o estômago e o metabolismo para o dia que se inicia. Uma delas é beber um copo de água com o sumo de 1 limão como primeira atividade do dia, antes mesmo do banho. Outra sugestão é um copo cheio de sumo de laranja natural, de preferência feito recentemente para aproveitar todos os nutrientes.
É crucial que o corpo receba alguma dose de energia logo no início do dia, ainda que seja em estado líquido. O sumo de laranja, por exemplo, fornece a glucose necessária para impulsionar a energia e uma dose generosa de cálcio e vitamina c.
As melhores opções para o pequeno-almoço
As sugestões mais saudáveis incluem cereais, frutas, leite e sumo, e não recomendam beber café em jejum. Contudo, comer sempre a mesma coisa pode enjoar.
Para esses dias, experimente comer qualquer comida. Não precisa de ser a comida pensada para o pequeno-almoço, afinal, se estava bom o suficiente para o seu jantar, também irá servir para a primeira refeição do dia. O estômago não fará diferença entre alimentos. Para o corpo, comida é simplesmente comida.
É claro que nesta recomendação não estão incluídos itens como: bebidas açucaradas, cereais com açúcar, doces e salgados de pastelaria, alimentos industrializados e fast-food.
Não desista
Talvez leve algum tempo para que o hábito de beber café em jejum seja ultrapassado, no entanto, os benefícios de consumir o pequeno-almoço serão rapidamente sentidos pelo corpo e podem fazer toda a diferença na sua rotina.