É oficial: o leite de vaca perde popularidade todos os dias. E se pensa que são apenas os intolerantes à lactose que abdicam desta bebida então está muito enganado. A verdade é que os leites de origem vegetal conquistam cada vez mais adeptos e ocupam cada vez mais espaço nas prateleiras dos supermercados. Mas com tanta variedade surge uma questão: qual é a melhor bebida vegetal?
Muitas são as pessoas que optam por beber este tipo de bebidas por as considerarem mais saudáveis. No entanto, algumas têm excesso de açúcar, pelo que é importante que tenha a certeza sobre a sua escolha, de modo a garantir que compra a melhor opção para a sua saúde.
Bebida vegetal: saiba qual deve comprar
De aveia, de soja, de arroz, de amêndoa, de avelã e até mesmo de coco – a variedade de bebidas vegetais é tanta que o difícil é escolher o sabor de que mais gosta. Atualmente, estas alternativas ao leite tradicional, que de semelhante têm apenas a cor e a utilização, existem em todos os supermercados e de várias marcas.
Produzidas através da adição de água a vegetais triturados, e apesar de apresentarem menos gordura e menos calorias, estas bebidas pecam pelo excesso de açúcar que caracteriza muitas delas. Por outro lado, têm também um teor baixo de cálcio, ferro e proteína, nutrientes essenciais para o seu dia-a-dia.
Assim, isto significa que é importante existir um equilíbrio no que se refere ao consumo de produtos de origem animal e vegetal, de modo a garantir uma alimentação completa e equilibrada. Caso opte por retirar os alimentos de origem animal da sua dieta diária deve garantir que ingere outros produtos que compensem a ausência de determinados nutrientes.
Então, mas posto isto, qual é a bebida vegetal mais saudável e aquela que deve comprar? Do coco à soja, todas as opções têm as suas mais valias. Contudo existem duas que devem passar imediatamente para o primeiro lugar da sua lista devido especialmente à sua baixa quantidade açúcar.
1. Leite de aveia
Esta bebida vegetal é uma ótima fonte de fibra, sendo, na verdade, a opção com maior quantidade deste nutriente. Oferece também boas quantidades de selénio, potássio, zinco e magnésio.
E a melhor parte? Apesar do seu sabor adocicado, tem um teor baixo de açúcares. Já a textura é aveludada. E não precisa de se preocupar com o valor calórico porque cada 100 ml têm apenas 45 calorias.
2. Leite de amêndoa
Excelente fonte de proteína vegetal, magnésio, potássio, zinco e cálcio, esta bebida vegetal é livre de gordura saturada. O leite de amêndoa é também rico em vitamina D, E e A.
É uma bebida cremosa e ligeiramente adocicada, mas, tal como a de aveia, tem pouco açúcar. Por cada 100 ml o leite de amêndoa apresenta 50 calorias.
Como escolher a melhor bebida vegetal para si
O segredo está na análise do rótulo. Em primeiro lugar, deve ter atenção às calorias da sua bebida. Isto porque o valor calórico ideal é inferior a 70 calorias.
É importante que verifique o teor de açúcar das bebidas e privilegiar aquelas que apresentem valores inferiores a 6 gramas por cada 200 ml – não, não basta confiar nas embalagens que dizem “sem açúcar”. As bebidas de coco, por exemplo, são as que costumam ter maior teor de açúcar.
Outra preocupação deve ser a quantidade de proteína. Deve optar por uma bebida vegetal rica em proteína e, por isso, mais saciante. O ideal é que o seu leite de eleição tenha cerca de 6,5 gramas deste nutriente.
Veja também:
- Gabriela Oliveira: “Algumas crianças gostariam de ser vegetarianas, mas as famílias não estão recetivas”
- O que comer ao pequeno almoço: 10 boas opções
- Como fazer leite em casa
- O que comer para emagrecer? Nutricionista indica 6 alimentos essenciais
- Aprenda a preparar um pequeno almoço funcional e cheio de energia