Todos conhecem o anfitrião deste Mundial 2018 pela sua bebida mais emblemática – o vodka – e também pelas simpáticas matrioskas, mas há mais na Rússia para além de tudo isto. Hoje, damos-lhe a conhecer 10 bebidas russas e, surpresa ou não, nenhuma delas contém álcool. Por isso, se vai à Rússia assistir aos jogos do Mundial, não deixe de as provar a todas e, como não são alcoólicas, pode deixar os mais pequenos experimentar.
10 bebidas russas para brindar aos anfitriões do Mundial 2018
Fonte: Pexels/ahmad syahrir
Kvas (Квас)
Kvas é uma bebida fresca, semelhante à cerveja, mas sem álcool. É fácil de encontrar em lojas especializadas ou, mesmo, em cervejarias. É vendido em garrafa ou barril. Combina com qualquer tipo de comida, desde pratos de peixe e carne, a saladas ou snacks salgados. Portanto, combina perfeitamente com qualquer petisco que acompanhe um jogo do Mundial.
Kefir (Кефир)
O Kefir é uma bebida também comum na Ucrânia ou Bielorrúsia. É feita à base de leite azedo e é muito saudável e saborosa. Funciona como uma espécie de desintoxicação, por isso algumas pessoas reservam um dia por mês ao Kefir e apenas consomem esta bebida, durante todo o dia. Ela ajuda a perder peso e a regularizar o bom funcionamento do organismo.
Yessentuki (Ессентуки)
Este e o nome da água mineral russa. Muito rica em minerais, ela tem um sabor bem forte e salgado. Além de “matar a sede”, é muito benéfica para quem sofre de problemas no estômago ou fígado.
Baikal (Байкал)
Baikal é a designação dada a um refrigerante russo, feito à base de ervas. O nome advém do lago Baikal, o maior lago do mundo situado na Sibéria. Esta bebida existe desde os tempos soviéticos e, agora, voltou a estar na moda.
Mors (Морс)
Mors é um sumo feito com frutas do Norte, como o mirtilo e rico em vitaminas. É vendido em garrafas ou pode ser bebido num restaurante ou numa “bliny”. Ótimo para beber, enquanto assiste a uma partida do Mundial ao ar livre, debaixo de um sol bem quente.
Tarkhun (Тархун)
Tarkhun é um refrigerante russo-georgiano. Contém extrato de estragão, erva que lhe dá um aroma muito próprio. Esta bebida foi inventada no século XIX pelo georgiano Mitrofan Lagidze e tornou-se muito popular nos tempos da União Soviética.
Riazhenka (Ряженка)
Riazhenka é uma bebida feita a partir de um leite que na Rússia se designa como toplionoie moloko. Tem uma textura grossa e uma tonalidade bege. O seu sabor é único e vale mesmo a pena prová-la.
Tajozhni dar (Таёжный дар)
Tajozhni dar é um refrigerante que também ainda é uma novidade para os russos. É feito com o sumo das frutas da Taiga, uma floresta boreal ou de coníferas, situada no hemisfério norte do planeta.
Toplionoie moloko (Топлёное молоко)
Toplionoie moloko é um tipo de leite que se distingue dos outros tipos de leite por ter sido levado a altas temperaturas, o que o fez ganhar um sabor e cor diferentes. Este leite de tom bege é muito nutritivo e super saboroso.
Sumo de bétula (Берёзовый сок)
O sumo de bétula é delicioso, mas para se certificar que está a provar o verdadeiro sumo de bétula, apenas o poderá fazer na primavera. Além disso, nunca o compre engarrafado ou em jarra. Procure em feiras, pois esse é o mais tradicional. Trata-se de uma bebida algo doce, mas muito refrescante. Ele provém do interior das próprias árvores e só algumas pessoas sabem como retirá-lo, sem matar a bétula.
Todos associamos a Rússia a bebidas alcoólicas, mas a sua oferta é muita mais vasta e a prova ficou aqui, com a apresentação destas 10 bebidas russas. Se pensava que o país anfitrião do Mundial tinha apenas bebidas para os amantes da noite, desengane-se. Há bebidas russas para todos os gostos e ocasiões e que até pode partilhar com as suas crianças.
Veja também:
- Copos do Mundial: descubra 32 bebidas do mundo para acompanhar a bola
- Snacks para acompanhar a cerveja nos jogos do Mundial: escolhas infalíveis
- Hora do drink: descubra 14 bebidas deliciosas com vodca
- A bebida mais bonita do mundo: fácil e deliciosa
- Petiscos para ver a bola e vibrar com a Seleção
- Mundial de Futebol: 4 receitas russas para acompanhar a bola
- 6 receitas de petiscos deliciosos
- 6 apps essenciais para o Mundial de Futebol
- Colors, de Jason Derulo, é um dos temas do Mundial de Futebol de 2018