A cenoura é um legume envolto em mitos como, por exemplo, a sua elevada concentração de açúcar. No entanto, quando perguntamos à nutricionista Mariana Abecasis se devemos evitar este alimento, a sua resposta é taxativa: “Não!” Há vários benefícios da cenoura para conhecer!
Segundo a especialista, este é um ingrediente “muito nutritivo, que enriquece a nossa alimentação em nutrientes, mas não em calorias”. Como ainda há muito mais a desvendar, pedimos-lhe que nos dissesse tudo sobre os benefícios da cenoura.
4 benefícios da cenoura para a saúde
1. É muito rica em vitamina A e apresenta ainda vitamina C, vitamina K, vitamina B, potássio e ferro.
2. Tem um forte poder antioxidante, porque é rica em betacaroteno, um pigmento alaranjado, que lhe dá a cor.
3. Possui betacaroteno que é considerado uma provitamina A, uma vez que esta substância vai dar origem à vitamina A, dentro do organismo.
4. Contém betacaroteno que tem uma ação antioxidante direta nas células da retina e estimula a produção de melanina, conferindo um aumento de proteção à pele face aos raios solares.
Comer cenoura engorda?
Mas e se lhe dissermos que ainda há mais vantagens a entrar para a lista? Depois de termos ficado a conhecer alguns dos benefícios da cenoura, é fácil perceber por que é que, desde pequeninos, ouvimos dizer que “a cenoura faz bem aos olhos e ajuda a proteger a nossa pele do sol”.
Na verdade, estas são duas vantagens mais conhecidas, às quais se juntam uma simples: a cenoura é um legume pouco calórico, como nos explica Mariana Abecasis.
“Uma vez que 100g de cenoura correspondem a cerca de 40 calorias, 4g de açúcar (açúcares naturais) e quase 3g de fibra, há menos calorias e menos açúcares do que os que ingerimos em 100g de maçã, pêra ou kiwi”, diz a especialista.
Se ficou surpreendido, fique também a saber que a ideia de que a cenoura cozida torna-se mais calórica do que crua é também um mito, conforme nos esclarece a nutricionista: “A composição nutricional da cenoura não se altera sendo a cenoura crua ou cozinhada, o que acontece é que, cozinhando a cenoura, há uma pequena alteração da sua estrutura, ficando com uma maior perceção do sabor doce. Na verdade, a cenoura cozinhada até tem um valor calórico ligeiramente menor, quando comparado com a cenoura crua.”
Desfeitos alguns mitos, a conclusão é só uma: “Não há motivos para evitarmos ou excluirmos a cenoura da nossa alimentação!”. Para o provar, Mariana Abecasis sugere alguns pratos onde este legume pode ser utilizado, tais como:
- Sopas: sopa de cenoura e tomate, acompanhada por um ovo cozido picado (receita abaixo);
- Lanche: palitos de cenoura molhados em molho de iogurte;
- Bacalhau à Brás: feito com cenoura ralada, em substituição da batata palha;
- Tortilha de legumes.
Receita com cenoura
Sopa de cenoura e tomate
Ingredientes
500g de cenouras (descascadas, raspando apenas a camada mais fina da casca)
2 cebolas
2 curgetes
1 nabo
1 pacote de polpa de tomate
Modo de Preparação
- Numa panela, coloque as cebolas, o nabo, as curgetes sem casca e as cenouras.
- Cubra com água e deixe cozer por 20 minutos.
- Desligue o lume, acrescente a polpa de tomate e rale com a varinha mágica.
Por vezes, só quando falamos com um especialista em nutrição, é que nos damos conta dos inúmeros mitos que rodeiam certos alimentos, ótimos para a nossa saúde mas que, por alguma razão, foram “diabolizados”.
Por isso, é sempre importante procurar ficar a par de tudo quando o tema é alimentação saudável. Depois de tomar nota dos benefícios da cenoura e aprender a integrá-la sem medos na nossa alimentação diária, só nos resta desejar bom apetite – e, agora, sem receios da balança.
Veja também: