Certamente que já ouviu falar nos benefícios da hidroginástica e, provavelmente, até tem uma ideia daquilo que é esta modalidade.
Porém, talvez associe, incorretamente, esta atividade à população com mais idade quando, na verdade, esta prática física é benéfica para indivíduos de todas as idades, géneros e com quase todas as condições físicas.
Fique a perceber melhor todas as potencialidades deste desporto aquático e não deixe de o experimentar.
Hidroginástica é cada vez mais popular
A hidroginástica consiste na realização de exercícios dentro de água (aeróbicos e de força). As aulas duram cerca de 45 a 60 minutos. A altura da água deve estar próxima do peito e a uma temperatura entre os 28ºC e os 32ºC.
Os muitos benefícios desta atividade fazem com que ela seja particularmente recomendada a grávidas e séniores, embora seja um desporto benéfico para toda a família.
Além disso, a hidroginástica é ainda recomendada a pessoas com patologias ou condições clínicas, como hérnias discais, lombalgias ou reumatismo.
Objetivos gerais
- melhorar a capacidade aeróbia;
- melhorar a resistência cárdio-respiratória;
- trabalhar a resistência/força muscular;
- trabalhar a flexibilidade/equilíbrio, com uma intensidade moderada.
Benefícios da hidroginástica
Perder peso
Através do aumento do gasto energético na prática deste exercício físico. É possível perder até 400 calorias numa sessão de 45 minutos.
Melhorar a circulação
O aumento da contração muscular e a atividade aeróbia fazem com que o coração funcione de forma mais eficaz e a circulação sanguínea melhore. A perda de peso também ajuda a atingir
Beneficiar a respiração
Já que obriga a inspirações mais profundas e prolongadas que trazem vantagens para o aparelho respiratório. Por essa razão, a hidroginástica é aconselhada mesmo a pessoas com problemas respiratórios como asma, por exemplo.
Fortalecer os músculos
A contração muscular e a melhoria da flexibilidade e força que este desporto promove ajuda a tornar os músculos mais fortes e resistentes. Tal não só melhora a condição física do indivíduo, como o torna mais resistente às agressões do quotidiano.
Fortalecer os ossos
Este tipo de exercício permite uma maior entrada de cálcio nos ossos e, assim, contribui para o seu fortalecimento. Daí, ser uma atividade muito recomendada para quem sofre de problemas ósseos, como osteoporose.
Melhorar a flexibilidade
O aumento da amplitude dos movimentos que esta atividade potencia contribui para uma maior flexibilidade do corpo e facilita os exercícios de alongamentos. Este é um benefício que melhora e muito a realização das tarefas mais básicas do dia-a-dia.
Aumentar a coordenação motora
Os movimentos de braços e pernas contralaterais contribuem e muito para o desenvolvimento das capacidades de coordenação motora. Esta é uma vantagem para pessoas de todas as idades, visto que melhora os reflexos e os níveis de reação.
Preservar as articulações
A hidroginástica é especialmente indicada para quem sofre de artrite ou artrose ou tem excesso de peso e, por isso, articulações sobrecarregadas. Embora estas patologias não desapareçam, os seus sintomas são consideravelmente atenuados e diminuídos.
Prevenir doenças cardiovasculares
Ao diminuir a frequência cardíaca e a tensão arterial, esta atividade regula e melhora o funcionamento do coração. Isso é especialmente positivo para quem sofre de problemas cardiovasculares.
Promover o bem-estar
Todos os benefícios físicos que se podem retirar desta atividade acabam por também contribuir para um bem-estar interior notório e que se revela numa boa-disposição diária.
Sentir-se bem consigo e com o seu corpo, irá ajudar a que se sinta bem interiormente e com mais predisposição para encarar o dia-a-dia.