A música tem um papel extremamente importante na vida de todos nós. Está presente no nosso dia-a-dia das mais diferentes formas e nos mais variados momentos, e os bebés não são exceção. Mas quais serão os benefícios da música para bebés?
A música faz parte da nossa vida desde cedo
A nossa relação com a música começa desde cedo, sendo que alguns autores afirmam inclusive que, mesmo antes de nascer, o feto já é sensível à música.
Algumas semanas após a fecundação, o ouvido inicia o seu desenvolvimento e, por volta das 20 a 24 semanas, aparecem as primeiras respostas do feto a estímulos acústicos. Por volta dos 3/4 meses antes do nascimento, a audição fetal torna-se mais elaborada.
Após o nascimento, mas ainda antes de completar o primeiro ano, os bebés demonstram que são sensíveis à música, no sentido em que já são capazes de manifestar preferências musicais, nomeadamente por harmonias simples.
Por volta dos 9/10 meses, o bebé começa a associar o cantar a tudo o que faz e começa a acompanhar os jogos e as brincadeiras com canções.
Por sua vez, aos 18 meses, o bebé é habitualmente capaz de cantar melodias breves percetíveis e, durante o primeiro ano de vida, desenvolve a capacidade de memorizar e reconhecer músicas.
10 benefícios da música para bebés
Os benefícios da música para bebés são tantos e tão grandiosos que descrevê-los a todos seria uma tarefa exaustiva. Sabemos que a música tem um papel fundamental no processamento da informação e na regulação do comportamento, mas há muitos mais benefícios que importa conhecer:
1) Permite desenvolver aptidões artísticas;
2) Aperfeiçoa a sensibilidade estética e a capacidade criadora;
3) Estimula a que a criança se expresse de forma individual, rica e criativa;
4) Melhora a consciência corporal e favorece o desenvolvimento do sistema vestibular: dançar e balançar ao som de um ritmo musical estimula o sistema responsável por auxiliar o cérebro a entender a gravidade, a adquirir equilíbrio e a desenvolver a consciência espacial;
5) Desenvolve o sentido auditivo, rítmico e corporal do bebé;
6) Permite desenvolver a coordenação motora e o relacionamento social;
7) A utilização de instrumentos musicais pode favorecer o desenvolvimento das competências psicomotoras finas;
8) Desenvolve habilidades de escuta discriminatória dos bebés: aprendem a detetar e a distinguir diferentes sons;
9) Ajuda a relaxar: um ambiente relaxante contribui para o desenvolvimento do bebé a todos os níveis;
10) As atividades musicais em grupo favorecem o desenvolvimento social e emocional do bebé.
Veja também: