Sabia que o abacate é um fruto originário da América do Sul? Mas hoje não nos falta nos super e hipermercados – e ainda bem, porque ele apresenta diversas propriedades vantajosas para a saúde do nosso organismo. São exemplos as muitas gorduras boas, os minerais e a energia que nos fornece.
Ao consumir abacate estamos a contribuir para a diminuição do colesterol e para a melhoria da pele, olhos e cabelo. Além disso, este fruto ajuda ainda a fortalecer o sistema imunitário e a evitar a aterosclerose.
Por todos estes motivos, este é um excelente fruto para ingerir antes da prática de exercício físico, pois previne a fadiga muscular, ao mesmo tempo que contribui para a hipertrofia muscular e para a recuperação muscular. Saiba mais sobre os benefícios do abacate.
9 benefícios do abacate
É rico em fibra
O abacate contém bastante fibra, o que significa que é um fruto que melhora o trânsito intestinal, equilibra os níveis de glicose no sangue e ajuda a manter o peso. Consequentemente, previne a obstipação, contribui para uma maior sensação de saciedade e evita complicações de saúde, como a diabetes tipo 2.
Tem pouco açúcar
Este fruto é bastante pobre em açúcar, sendo inclusive dos frutos que menos açúcar possui. Meio abacate tem menos de 1g de açúcar.
Contém bastantes ácidos gordos
É certo que o abacate possui gorduras, mas são as chamadas gorduras boas, ou seja, gorduras insaturadas, monoinsaturadas e poliinsaturadas. Estas gorduras auxiliam o organismo no processo de absorção dos nutrientes lipossolúveis, como as vitaminas A, D, E, K, e os antioxidantes, como o alfa e o beta-caroteno e a luteína.
Além disso, estas gorduras são vantajosas para a saúde cardiovascular, para o equilibrio dos níveis de açúcar no sangue, para a melhoria do humor e da função cognitiva e para um funcionamento hormonal mais saudável, nomeadamente de hormonas como a insulina, os triglicéridos e o colesterol prevenindo, assim, doenças como a diabetes, a obesidade e os problemas cardiovasculares.
Possui muitos nutrientes
No abacate, encontram-se aproximadamente 20 vitaminas, minerais e fitonutrientes, como potássio, magnésio, vitaminas A, D, E, K, B6, C, carotenos, fibra, gorduras. Os compostos antioxidantes contribuem para células mais saudáveis.
Inclui vitaminas lipossolúveis
Este fruto possui não só vitaminas lipossolúveis, como gorduras monoinsaturadas, que ajudam a tornar a pele, os olhos e os cabelos mais hidratados, brilhantes e macios. Este benefício pode ser obtido, quer através do consumo do abacate, quer através do seu uso tópico.
A explicação para isso está sobretudo na sua riqueza em vitamina C, a qual previne estrias, rugas e celulite e contribui para a metabolização do colageneo, substância que torna a pele mais firme.
Os antioxidantes presentes no abacate também previnem o envelhecimento das células da pele, dando-lhes maior elasticidade.
Tem fitoquímicos
Os fitoquímicos e as gorduras saudáveis presentes no abacate contribuem para prevenir a diabetes, mas também doenças oncológicas.
É rico em ácido fólico
Como também possui ácido fólico, o abacate é um fruto muito recomendado antes e durante a gravidez, pois este componente evita doenças congénitas no feto, nomeadamente problemas no sistema nervoso.
Contém ómega 3
Como possui ómega 3, o abacate também beneficia o cérebro, melhorando a memória e a capacidade de concentração, ao estimular a circulação sanguínea.
Possui antioxidantes
O abacate contém antioxidantes, como a luteína e a zeaxantina, as quais são vantajosas para a saúde ocular, prevenindo complicações como as cataratas e a degeneração macular.