Além de ser um gesto de carinho e reforço do vínculo entre duas pessoas, beijar traz vantagens para a saúde. Sim, há mesmo benefícios do beijo (e vai gostar de conhecê-los).
Mesmo que, por vezes, seja das pessoas que não nota ou valoriza esta demonstração de afeto, a verdade é que beijar ajuda a controlar o stress, contribui para o reforço da imunidade e ainda ajuda a queimar calorias.
Aqui está uma lista dos benefícios do beijo que irão fazer com que queira beijar ainda mais.
Duvida?
6 benefícios do beijo para a saúde
Aumenta a imunidade
Beijar aumenta as defesas naturais, pois ao trocar saliva com alguém, troca-se também alguns germes. Desta forma, o sistema imunitário ganha resistência e é fortalecido.
Ajuda na escolha do melhor parceiro/a
O beijo é a confirmação de que existe química entre o casal, depois do interesse e da paixão serem despertados. Há quem defenda que um dos maiores benefícios do beijo é determinar a compatibilidade genética de uma forma biológica. Beijar não é apenas troca de beijos, é o envolvimento de sentimentos, sensações, toques, cheiros e temperaturas.
A partir da análise inconsciente de todos estes pontos, determinamos se gostamos do beijo ou não. Como sabe, caso o beijo não seja do nosso agrado (e muitas vezes não sabemos bem a razão), o mais provável é a relação não ter futuro à vista.
Beijar queima calorias
Sim, queimar calorias está entre os benefícios do beijo. Não é como se estivesse a fazer cardio ou numa aula de spinning, mas dependendo da quantidade e intensidade do beijo, pode-se perder cerca de 20 calorias por minuto.
Beijar exercita os músculos
Ao beijar movimentamos os músculos faciais e os da língua. Este exercício muscular pode ajudar retardar o envelhecimento do rosto e ajuda a melhorar significativamente a firmeza da pele.
O beijo é antistress e antidepressivo
Um dos benefícios do beijo para a saúde que mais nos agrada é o efeito calmante que proporciona.
Beijar funciona como um antidepressivo natural, pois cria uma sensação de bem-estar que estimula o cérebro a libertar endorfinas, que nos fazem sentir mais bem-dispostos. Assim, o beijo é um excelente modo de combater o stress, ansiedade, depressão e tristeza.
Sabe aqueles beijos apaixonados e intensos que nos cortam a respiração? Esses aumentam os batimentos cardíacos, elevando a oxidação das células, o que melhora a circulação e diminui insónias e enxaquecas. Sabe-se que o nível de felicidade das casas onde os casais se beijam com frequência é maior do que aquelas onde os pares não demonstram tanto carinho um pelo outro.
Beijar é ótimo para as preliminares
Um dos benefícios do beijo que não é segredo para ninguém é que ele prepara o corpo para a relação sexual, ajudando a manter os níveis de excitação e envolvimento.
É que o beijo assegura a lubrificação vaginal da mulher. Para o homem, beijar beneficia uma ereção mais intensa e um melhor controle da ejaculação.