Share the post "Benefícios da música no desenvolvimento das crianças e jovens"
Entre os muitos benefícios da música conta-se a importância que esta tem para o bom desenvolvimento cognitivo infantil.
Há muito que a música e o desenvolvimento do cérebro infantil são conhecidos por estarem intimamente ligados, permitindo desenvolver a linguagem, a concentração e até as capacidades de aprendizagem, tendo, por isso, um papel fundamental na área da educação.r.
Música e desenvolvimento infantil: principais benefícios
Ainda nos encontramos na barriga da mãe e já somos expostos a sons. Afinal, quantas vezes já ouviu uma mãe dizer que o bebé reage à música? E quando os pais “falam para a barriga” é ver os bebés a dar pontapés, como que querendo dizer: “sim, estou a ouvir-te”.
Além de melhorar a criatividade, aprender a tocar um instrumento musical ou a cantar é algo que se revela como extremamente útil para o desenvolvimento de diversas capacidades. Conheça os benefícios da música e as capacidades por eles desenvolvidos:
Concentração e raciocínio
Aprender um instrumento musical ajudará qualquer criança a desenvolver as capacidades de concentração e de raciocínio, dado que é uma tarefa que exige bastante atenção e dedicação. Tal irá refletir-se noutras áreas, como por exemplo, na matemática, e é algo que fica com a criança ao longo da vida.
Coordenação
A prática de instrumentos musicais melhora a coordenação visual e tátil.
Relaxamento
Cada vez mais, a música como terapia é usada para complementar as formas mais tradicionais de medicina. Alguns sons podem ajudar a relaxar, diminuindo os batimentos cardíacos e a pressão arterial.
Paciência e perseverança
Para aprender um instrumento musical, qualquer pessoa precisa de ser bastante paciente e quanto mais cedo se aprender isso, melhor. Ajudará a enfrentar outros desafios ao longo da vida.
Autoconfiança
O ato de aprender e tocar um instrumento, o encorajamento de um professor e o entusiasmo de um pai orgulhoso irão dar despertar em qualquer criança um sentimento de orgulho e confiança. Além disso, o aumento da autoconfiança ajuda a estimular a criatividade e capacidade de expressão.
Estreitamento de laços pessoais
A música tem o poder de cimentar as relações pessoais, particularmente as que perduram para a vida toda, como é o caso da relação da criança com os seus pais e familiares próximos. Recomenda-se que os pais tenham um papel pró-ativo neste campo – basta tirarem uns minutos por dia para dançar e cantar juntamente com os seus filhos.
Competências sociais
Encorajar uma criança a tocar um instrumento significa que o vá fazer mais cedo ou mais tarde em grupo, o que por si só implica que a criança tenha que desenvolver competências que se adquirem quando se trabalha em equipa – liderança, disciplina, entre outras.
Fazer parte de um grupo ou de um coro, por exemplo, pode proporcionar às crianças um sentimento de pertença e pode ajudá-las a fazer amigos mais facilmente, logo é ótimo para facilitar os processos de socialização.
Desenvolvimento da linguagem
Cantar aumenta a autoconfiança, e ajuda as crianças a expressarem-se melhor, quer de forma verbal e não verbal, quer através dos sentimentos e emoções.
O contacto com letras de canções ajuda a aumentar o vocabulário continuamente e facilita a aprendizagem de outras línguas.
Cantar favorece ainda a dicção, desenvolve a audição cuidada e a autodiscipplina.
Resumindo, os benefícios da música são imensos e permitem criar crianças mais alegres e pacientes, bem como estimular as funções cerebrais e melhorar a autoestima.