Beyoncé é empresária de sucesso, produtora, compositora, cantora, ícone do movimento negro e uma das feministas mais potentes do momento. O legado é gigante, compatível com o talento e a capacidade de mover o mundo por causas importantes.
Símbolo de representatividade e um dos maiores nomes da música atual, Queen B soma ainda ao seu invejável currículo o título de ícone da moda – e não faltam boas razões, afinal, ela é um modelo de estilo que inspira mulheres de todo o mundo.
Que tal conferir 6 lições da diva do pop quem estremecem o mundo da moda, provando que Bey é um verdadeiro ícone de estilo?
E enquanto assistimos aos seus inúmeros feitos na moda, embalados pelos seus grandes sucessos, vale muito a pena conferir também 4 lições de empoderamento feminino que a diva do pop cantou, encorajando o público a acompanhar.
Beyoncé: 6 lições de moda da musa pop
Pretinhos nunca básicos
O velho ditado que diz “de preto nunca me comprometo” deve ser dos conselhos de moda que a diva mais gosta de seguir quando o assunto é marcar presença em grandes eventos.
Não foram poucas as vezes em que surgiu em total black e abrilhantou as passadeiras e videoclips. Mas se o ditado quer que joguemos pelo seguro, é certo que a nossa Queen B não é obediente neste quesito.
Com pretinhos nada básicos, muitas vezes estruturados, carregados de transparências, brilhos, aplicações, acessórios e recortes sensuais, as escolhas de Beyoncé são sempre feitas para causar impacto e atrair todos os flashes.
Se tem receio de ousar nos looks em preto, talvez deva acompanhar os outfits da diva para perceber que podemos sair da rotina, até, quando escolhemos cores básicas.
Curvas são perfeitas para mostrar
Quantas vezes quis esconder-se em roupa larga por alguma insegurança com a imagem que viu no espelho?
Ao longo das várias fases da sua carreira, quer estivesse com mais ou com menos peso, até mesmo nos seus períodos pós-parto, Beyoncé nunca fugiu aos looks que mostraram o seu corpo e evidenciaram as suas curvas. Uma verdadeira ode ao corpo da mulher e a prova de que sensualidade não cabe em padrões.
Brilhos? Quanto mais melhor
Tente lembrar da última vez que viu Beyoncé ser fotografada numa passadeira vermelha sem que estivesse coberta de muito brilho. Certamente não será uma tarefa fácil, porque lantejoulas, brilhantes, cristais e missangas são uma verdadeira marca da diva B.
Se adora ver, mas quando veste acha sempre que está a cair em exagero, esta é uma lição de moda e empoderamento a reter: nas festas, quanto mais brilho melhor!
Plumas, plumas e mais plumas
Dona de um estilo nada clássico, a nossa rainha B adora marcar presença com grandes plumas, sem medo de exagerar – e tanto pode usá-las em capas de revista e em grandes looks de passadeira, como nos mais simples que fotografa para o Instagram.
Será que consegue lembrar de alguma vez que desejou ter uma peça de roupa com plumas aplicadas e sentiu que não era para si? Beyoncé parece querer democratizar esta escolha e mostrar que todas merecemos uma boa dose de glamour nos nossos armários.
Para incluir as plumas nas nossas escolhas, de meras mortais, podemos sempre optar por pequenos apontamentos que fazem a diferença nos looks – uma malinha pequena com plumas é sempre original, ou até aplicações deste material nos punhos das camisas e casacos, na bainha das calças e nos acessórios.
Mulheres ficam sempre poderosas de fato
Somos capazes de apostar que 9 em cada 10 mulheres vão concordar com a diva do pop: para sentir-se poderosa não há nada como apostar num conjunto de fato – e desengane-se se pensa que um fato tem de ser aborrecido.
É boa ideia fazer olhinhos para aquele conjunto oversized, que é tão tendência, ou para os de tons fortes, que são sempre sinónimo de muita personalidade. Os bordados são ótimas escolhas para eventos mais festivos.
Sim, este tipo de conjunto não é só bem vindo no trabalho: é, também, uma ótima escolha para sair para jantar, para levar a um evento importante e, até, para as festas de batizado, casamento, final de ano, etc.
Na nossa opinião – e, ao que parece, também na opinião da Queen B – os fatos femininos deveriam marcar presença no guarda-roupa de todas as mulheres.
Estampados marcantes são um must-have
Desde os geométricos aos animal print, uma coisa parece certa (até) para o dia a dia da cantora: Beyoncé é uma incentivadora dos padrões alegres e fashionistas.
E como a escolha por padrões vistosos vem sempre acompanhada da sua atitude – que, como já vimos, valoriza as curvas – a principal lição a aprender aqui é que as grandes estampas e as tendências de moda não são exclusivas para alguns corpos. Todos os corpos podem e devem vesti-las.
Dispa-se das inseguranças e escolha o que vestir não para satisfazer à imagem de corpo ideal que é determinada pelos padrões. O seu estilo deve ser medido pelo tamanho e força da sua personalidade, e nunca pelo número que marca a etiqueta.
4 lições de empoderamento feminino que aprendemos com a música de Beyoncé
A mais famosa integrante da girl’s band que marcou uma geração (quem não se lembra das Destiny’s Child) é muito mais do que entretenimento e a sua voz vai bastante além da música.
A diva Queen B é uma verdadeira inspiração revolucionária que emergiu do universo pop para brilhar não apenas pelo seu estilo e pelos milhões de streams, ouros e platinas – é uma ativista que capaz de agitar estruturas políticas e sociais, sendo uma referência para mulheres de todo o mundo.
Vamos relembrar 4 momentos em que a música de Beyoncé nos ensinou algo de poderoso?
Autoestima das mulheres negras
A diva Bey está em constante movimento para empoderar as mulheres negras. Ao longo da carreira, não foram poucas as vezes em que falou para essas mulheres – e cantou pela sua autoestima.
A canção Brown Skin Girl é um bom exemplo e uma verdadeira inspiração.
Não existem pessoas insubstituíveis
Quantas mulheres permanecem numa relação pouco justa ou pouco generosa por receio de nunca encontrar algo melhor?
No hit Irreplaceable Beyoncé canta para todas aquelas que, em alguma altura, acreditaram que algo melhor não estaria mais à frente – e aproveitou para dar uma lição, também, aos homens que se julgam insubstituíveis.
Se eu fosse um homem…
Na canção If I Were A Boy, Queen B descreve uma lista de “coisas” que faria de forma diferente se fosse o homem numa relação.
Não é uma canção inocente e sem propósito: na letra, Beyoncé expõe o seu ponto de vista sobre uma relação heteronormativa – e bem sabemos que mulheres de todo o mundo fazem coro até hoje.
O poder feminino
A energia desta música é contagiante e, se dúvidas houvessem, Queen B esclarece tudo: quem manda no mundo são elas!
A letra é, claramente, uma resposta bem dada aos que colocam as mulheres em posições inferiores aos homens. Claro que a diva pop não ia deixar de dar o recado, certo?
Depois de conhecer as lições de estilo e empoderamento feminino da rainha pop, consegue entender melhor as razões para termos o fenómeno Beyoncé?
É bastante claro como a sua força e as suas atitudes são necessárias e inspiradoras para as mulheres de todo o mundo – certo?