Quando falamos em casos sérios de liderança e sucesso no mundo corporativo, em toda a história da humanidade, não temos dificuldade em enumerar alguns. Mas há um que ainda vive entre nós e que é – e será, decerto, por muito tempo – um grande exemplo para todos os aspirantes e líderes de sucesso. Falamos de Bill Gates.
O cofundador da Microsoft é unanimemente considerado um dos maiores empresários do nosso tempo e, também, um dos homens mais ricos do mundo. Muitas das mais importantes inovações tecnológicas do último século estiveram de alguma forma ligadas a si.
E o que podemos aprender com esta figura importante sobre ter sucesso? Há, pelo menos, 5 lições de génio que Bill Gates nos dá. Ora, confira.
O grande feito de Bill Gates
Considerado génio da informática, Bill Gates revolucionou a história do uso dos computadores, com a Microsoft, empresa que ele fundou, que transformou a forma que hoje nos relacionamos com tecnologia e computadores.
O sistema operacional Windows e o Office, softwares que como se sabe foram desenvolvidos pela Microsoft, causaram a revolução que levou à adoção global de computadores pessoais.
Certo é que à parte da sua grande influência no mundo dos negócios e do trabalho, o maior legado que Bill Gates deixará ao mundo está relacionado com as suas qualidades de liderança e sucesso.
O seu percurso é deveras inspirador, tendo-se iniciado com um abandono precoce da faculdade e terminado como tendo-se tornado um filantropo bilionário.
A vida de Bill Gates como líder e todas as suas realizações na indústria da tecnologia oferecem lições valiosas para todos os empreendedores por esse mundo fora.
Todas estas qualidades que vamos enumerar sobre Bill Gates, quando assimiladas no nosso próprio percurso, oferecem-nos as condições para sermos melhores líderes, deixando pelo caminho um impacto positivo no mundo.
5 lições sobre liderança e sucesso que podemos aprender com Bill Gates
Possuir um pensamento visionário
O sucesso de Bill Gates pode muito bem ter como principal “culpado” o seu modo de pensar visionário. Desde as origens da Microsoft, ele demonstrava ter uma visão clara de um computador em cada mesa, o que parecia um pensamento demasiado “fora da caixa” na época.
Bill Gates acreditava de forma obstinada e apaixonada no poder transformador da tecnologia e foi incansável em perseguir essa visão. Como líderes, podemos retirar daqui a importância de ter uma visão clara e convincente, bem como a determinação de nos dirigirmos rumo à sua realização, por muito tempo que demore ou por muitas adversidades que se atravessem no nosso caminho.
Ser um eterno aprendiz
Bill Gates é sem dúvida uma daquelas pessoas que por muito caminho que trilhem, nunca deixam de sentir uma curiosidade por tudo o que os apaixona. Ser um eterno aprendiz que valoriza o conhecimento e a curiosidade intelectual é uma outra grande lição que podemos retirar do percurso de Bill Gates.
Apesar de ter abandonado a Universidade de Harvard, nunca parou de aprender: lia livros de forma voraz e mergulhava em vários assuntos. Bill Gates percebeu que ficar à frente numa indústria de tecnologia em mudança exigia uma grande capacidade de adaptação e de aprendizagem constante.
Os bons líderes devem promover uma cultura de aprendizagem contínua, pois isso é um grande passo para incentivar o próprio crescimento pessoal.
Cercar-se dos talentos certos
Uma outra lição importante que podemos aprender com Bill Gates é a importância de se cercar de pessoas talentosas. Gates construiu uma equipe formidável na Microsoft, contratando algumas das mentes mais brilhantes do setor.
Ele teve a visão e o alcance de perceber que o sucesso de uma empresa depende das competências coletivas e do know how de nível elevado dos seus funcionários. Como líderes, devemos nos concentrar na construção de equipas diversificadas e capazes, capacitando-as para a excelência e promovendo um ambiente colaborativo.
Aceitar o fracasso e aprender com ele
Gates reconheceu que o fracasso está intimamente ligado ao sucesso – desde que seja um fator de aprendizagem e crescimento. A Microsoft enfrentou vários contratempos e desafios ao longo do caminho, mas Bill Gates viu cada falha como uma oportunidade de aprender e crescer.
Ele abraçava uma cultura de experimentação e valorizava o facto de podermos aprender com os erros. Como líderes, devemos criar um ambiente onde o fracasso não seja temido, mas sim encarado como um trampolim para a inovar e melhorar.
Compromisso com problemas globais
Bill Gates revelou-se numa fase posterior da carreira um grande filantropo. Fundou a Fundação Bill e Melinda Gates para dar voz ao seu grande compromisso em resolver problemas globais, como pobreza, doenças e educação, é um exemplo inspirador de como se pode usar a riqueza e influência própria em prol de grandes causas.
Como líderes, só temos a aprender com toda a sua generosidade e perceber a importância de retribuir à sociedade.
Comece já hoje, implemente algumas destas ideias de Bill Gates e torne-se um caso sério de liderança e sucesso!